TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INSERÇÃO DA LUDICIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 19

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INSERÇÃO DA LUDICIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

CHERON, Keli Cristina. T. N

RU - 962507

TORRES, Paulo César M.

RESUMO

Esse trabalho foi criado com a intenção de expor o quanto as brincadeiras e os jogos são relevantes para o processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil demonstrando que as crianças aprendem muito brincando e que o processo de aprendizagem é mais significativo quando é recebida de uma forma prazerosa, pois é de extrema importância entender a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança. O objetivo principal deste trabalho é pesquisar e analisar um pouco sobre a maneira que as crianças aprendem com jogos e brincadeiras, quais as habilidades e competências que desenvolvem qual a influência no comportamento, pois atua na construção da identidade da criança, e acompanha todas as fases de seu desenvolvimento, tanto na área motora, emocional e social, quanto na área cognitiva. O resultado das pesquisas foi bastante relevante, pois pude analisar as brincadeiras como sendo uma aliada ao desenvolvimento da criança, identificando tanto jogos como brincadeiras como potentes ferramentas para o ensino e os meios de utilizá-la. Foram pesquisados vários autores na busca de comprovar as teorias já existentes e procurar relatar a importância de utilizar a ludicidade como uma estratégia de ensino prazerosa e significativa.

PALAVRAS - CHAVE: Ludicidade, Educação Infantil, Jogos, Criança, Lúdico.

.

1. INTRODUÇÃO

Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como foco de sua pesquisa conhecer as contribuições da ludicidade na educação infantil e como o pedagogo pode utilizar a ludicidade como sua ferramenta pedagógica. O tema escolhido foi brincadeiras e jogos na educação infantil e a inserção da ludicidade no ambiente escolar. O problema apresentado é muito importante para o conhecimento do pedagogo e a pergunta foi se a inserção de brincadeiras e jogos contribui para a construção do conhecimento e desenvolvimento da criança.

Os objetivos foram identificar as contribuições e a importância da ludicidade quando aliada a prática docente, conhecer as possibilidades de aprendizagem que as crianças podem adquirir com brincadeiras e jogos para seu desenvolvimento possibilitando a aquisição do conhecimento de forma lúdica na educação infantil e analisar os aspectos teóricos da ludicidade e as contribuições para a prática pedagógica.

Foi desenvolvida pesquisa bibliográfica em obras de Piaget, Vygotsy, Duprat, Rau, entre outros teóricos fundamentaram seus estudos sobre o assunto, além disso, foram utilizadas pesquisas de materiais publicados na internet e livros didáticos para demonstrar que a ludicidade está intimamente ligada na construção do desenvolvimento cognitivo da criança, e em âmbito escolar abre caminhos para uma aprendizagem prazerosa e significativa, deixando o aluno mais seguro e participativo.

Estudos comprovam que brincadeiras e jogos é um recurso poderoso no processo de ensino - aprendizagem e não apenas um passa – tempo; torna o aprendizado pessoal e intelectual diverso, completo, recreativo, que permite a possibilidade da criança se expressar melhor desenvolvendo habilidades como a inteligência, a sociabilidade de forma bastante prazerosa.

No entanto, o lúdico ao ser inserido na educação infantil não é com um objetivo qualquer, um jogo ou brinquedo não são levados para sala de aula sem propósito algum apenas com o propósito de fazer uma prática diferente ou inovadora, é necessário conhecimento para definir a metodologia mais adequada para utilizar esse recurso. Rau afirma que:

“(...) A prática pedagógica por meio da ludicidade não pode ser considerada uma ação pronta e acabada que ocorre a partir da escolha de um desenvolvimento de um jogo retirado de um livro. A ludicidade na educação requer uma atitude pedagógica por parte do professor, o que gera a necessidade do envolvimento com a literatura da área, da definição dos objetivos, organização de espaços, a seleção e da escolha dos brinquedos adequados e o olhar constante nos interesses e necessidades do educando. (RAU, 2012b. p.29-30).

Sendo assim, o professor deve estar preparado para aproveitar a ludicidade em sua prática, pois somente assim, a inserção das brincadeiras e dos jogos será realmente significativa para o aprendizado de seus alunos, e também valorizada pela escola em que atua. Os questionamentos para a promoção de uma prática pedagógica que inclua as brincadeiras e os jogos de uma maneira a promover o desenvolvimento e a aprendizagem da criança de maneira adequada são muito importantes para o pedagogo e para o futuro da educação a fim de promover melhorias na qualidade do ensino, com mais motivação dos alunos para freqüentar a escola são a inspiração para esta pesquisa bibliográfica, pois o lúdico e suas contribuições para o desenvolvimento da criança são bastante relevantes e aos poucos estão sendo introduzidos na escola também. Assim, tratar o estudo da ludicidade, o conhecimento lúdico do professor, a importância da inserção do lúdico na educação infantil e o conhecimento teórico nas concepções de Piaget e Vygotsky e a conceituação de brinquedo, jogo e brincadeira são fundamentais para o professor da atualidade exercer uma prática pedagógica que seja ao mesmo tempo atraente e significativa.

2. BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INSERÇÃO DA LUDICIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

2.1. A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

As brincadeiras e jogos fazem parte da vida das crianças e por meio delas as crianças desenvolvem habilidades físicas, psíquicas, motoras, emocionais, sociais, criativas, a memória, a atenção, a percepção, confiança, a interação com o grupo. Desde bebê a criança se desenvolve através do lúdico, quando passa a usar as mãozinhas ou os pezinhos para brincar, primeiro quando começa a perceber os movimentos do corpo, e depois quando passa a movimentar-se para pegar um brinquedo e segurá-lo, mais tarde serve como estímulo para a criança gatinhar, a disputa pelos brinquedos, a criação de brinquedos imaginários, quando um potinho vira uma panelinha, uma caixinha vira um carrinho, um paninho serve para o bebê esconder-se e ele adora quando o adulto o encontra e diz para ele “achou”de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com