TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

SANDRA REGINA CAMPARA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GUIA LOPES DA LAGUNA – MS

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

SANDRA REGINA CAMPARA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCACAO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.

GUIA LOPES DA LAGUNA – MS

2022

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCACAO INFANTIL

                                                         CAMPARA, Sandra Regina.

RESUMO: Foi abordado a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, buscando compreender e definir contribuições no processo de desenvolvimento na educação. Tendo como objetivos buscar, identificar e relacionar as teorias dos autores abordados pela temática de forma a incentivar e firmar os jogos, como ferramentas no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades das crianças. Sua abordagem bibliográfica, foi fortalecido com as teorias dos autores Vygostsky, Piaget, Kishimoto e Friedmann e entre outros que fundamentam o assunto. Realizando a discussão do assunto, conforme as teorias abordadas entendendo assim a importância dos jogos educacionais, bem como demais atividades lúdicas, no processo de aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: jogos, brincadeiras, educação, aprendizagem, desenvolvimento.

ABSTRACT: It addresses the importance of games and play in early childhood education, seeking to understand and define contributions to the development process in education. Aiming to seek, identify and relate the theories of the authors approached by the theme in order to encourage and establish games, as tools in the process of learning and developing children's skills. Its bibliographic approach was strengthened with the theories of the authors Vygostsky, Piaget, Kishimoto and Friedmann and among others that substantiate the subject. Conducting the discussion of the subject, according to the theories approached, thus understanding the importance of educational games, as well as other playful activities, in the process of learning and development in the early years of children.

KEYWORDS: games, play, education, learning, development.

2 INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas como forma de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras. Sendo considerado muito importante para motivação e desenvolvimento da linguagem escrita, oral, raciocínio lógico dentre outros. Sabemos que por meio do brinquedo a criança constrói seu mundo, trazendo para realidade situações inusitadas de seu saber imaginário. A ludicidade não é apenas um facilitador de atividades pedagógicas, mas também influencia em áreas de desenvolvimento infantil como motricidade, afetividade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Perante a importância do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil de forma lúdicas, através de jogos e brincadeiras, este artigo tem por objetivo discutir a importância do mesmo no desenvolvimento da criança, estabelecendo sua construção de conhecimento através das brincadeiras, além de apresentar um estudo sobre a utilização desses elementos como ferramentas pedagógicas no ensino.

Para o estudo, foram utilizados uma revisão bibliográfica na literatura com a pesquisa ne analise de livros, dentre outros documentos acadêmicos relacionados a temática pedagógica, sendo pesquisadas as principais base de dados brasileiras para análise.

2.2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A infância é a fase da vida em que mais se aprende, e quanto maior for o estimulo, melhores serão os resultados; portanto, esses momentos de brincadeiras são fundamentais por serem considerados facilitadores da educação e desenvolvimento, sendo assim as crianças aprenderam prazerosamente, possibilitando a aprendizagem e sua socialização.

A escola tem cada vez mais escolhido aos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, como apoio para a aprendizagem, pois, acredita-se que por estarem mais próximos da realidade da criança, tornam-se elementos essenciais para a pratica docente. Alguns teóricos como Piaget, Vigotski e Wallon, acreditam e argumentam sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.

Para Piaget,

      O jogo e a brincadeira são atividades intelectuais da criança, e que possibilitam a consolidação da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Já para Wallon o jogo é importante para o desenvolvimento, sendo que a brincadeira coloca em pratica processos de imitação e repetição, processos estes que levam a memorização de sentenças, mas complexas e potencializa aprendizagem. Para Vigotski, o jogo é uma eficaz ferramenta que age no psicológico das crianças e ajuda no desenvolvimento de estratégia para a vida já a brincadeira leva a criança ao mundo da imaginação, este que tem regras próprias, levando a novas explorações da mente e inovando as práticas sociais infantis. (Vigotski, 1996. p 12)

Através desta pesquisa conheceremos o significado do brincar, explorando os benefícios que proporciona no ensino e aprendizagem, e assim termos, mas compreensão do universo das brincadeiras, identificando assim algumas atividades no espaço escolar estabelecendo a criação de espaços e tempos para os jogos e brincadeiras.

O brincar e essencial para a comunicação e interação das crianças. Através de brincadeiras são capazes de reproduzirem o seu cotidiano possibilitando o processo de ensino e aprendizagem, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estreitando assim a relação entre jogos e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com