TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos por objetivo compreender a importância do uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil e fazer uma análise para atender se realmente os jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil são eficazes para a construção do conhecimento, e se proporcionam às crianças estímulos necessários para sua aprendizagem.

Os jogos e brincadeiras são de suma importância para o desenvolvimento da criança no ensino/aprendizagem, uma vez que as crianças desenvolvem o raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída. Ao trabalhar com jogos e brincadeiras é necessário que haja uma infinidade de meios a serem oferecidos para que a criança possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender.

É importante também que o professor conheça os objetivos do jogo, discuta de forma crítica a possibilidade de utilizá-lo em suas aulas. Além de apresentar como espaço para contemplar o raciocínio e a construção do conhecimento pelos alunos, os jogos e as brincadeiras podem ser para o professor, um espaço privilegiado de observação de seus alunos.

2 A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desde muito tempo, o jogo faz parte da cultura dos povos. A cultura era educação e a educação representava sobrevivência. A prática de jogos e brincadeiras favorece a intencionalidade do trabalho pedagógico e o enriquecimento dos conteúdos a serem desenvolvidos, nessa situação é das importantes que o adulto esteja sempre incentivado as atitudes das crianças à medida que lhe é solicitado.

O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos é importante instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Os jogos e as brincadeiras permitem o professor explorar momentos de prazer e imaginação juntos às crianças, seja em atividades diárias desenvolvendo as capacidades de raciocínio, bem como o desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo das mesmas.

O professor precisa estar atento quando oportunizar um jogo para direcionar a atividade, respeitando o tempo de cada criança na construção dos conceitos e os objetivos que deseja atingir durante esta atividade. Uma das formas que pode ser utilizadas pelo professor é usar o cotidiano das crianças a realidade na qual vivem, associando-os com as diferentes culturas, pois elas precisam de conteúdos que lhe sejam significativos.

É fundamental que haja motivação por parte do educador para que o mesmo possa despertar, na criança à vontade em participar, criar, desenvolver e construir, buscando, assim a construção do conhecimento.

Faz-se necessário envolver os jogos e as brincadeiras nas práticas de sala de aula, não apenas com visitas ao desenvolvimento da ludicidade, mas sim como meio de desenvolver e aprimorar o raciocínio logico, social e cognitivo da maneira prazerosa para a criança.

O brincar e o brincar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presente em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios a participar da construção de um mundo melhor.

O brincar é mais do que uma distração, é uma linguagem na qual a criança revela uma forma de pensamento. Através da brincadeira a criança situa-se no espaço em que vive, constrói a idade de si e do outro, experimenta, fala, age, interpreta, interage, enfim desenvolve habilidades essenciais para melhor compreensão do mundo.

O trabalho lúdico contribui na formação de cidadãos conscientes e éticos, preparados para enfrentar os desafios da vida, cientes de suas responsabilidades priorizando o bom senso e respeitando seus limites, o que reflete na boa convivência e no bom relacionamento. Por meio do ato de brincar, a criança percebe o mundo, faz de conta, inverte papéis, cria e recria situações diversas. Brincar junto reforça os laços afetivos visto que, todas as crianças gostam de brincar com os pais, com á professora, com avós e com irmãos.

A participação do adulto na brincadeira da criança eleva o nível de interesse, enriquece e contribui para o esclarecimento de duvidas durante as brincadeiras. Ao mesmo tempo, a criança sente-se prestigiada e desafiada, descobrindo e vivendo experiências que tornam o brinquedo o recurso mais estimulante e mais rico em aprendizado.

Ao longo das pesquisas foi possível destacar, portanto, a importância em propiciar as crianças situações de jogos e brincadeiras para que se apropriem de forma lúdica de conhecimentos diversos. A educação infantil é o espaço onde a criança recebe estímulos e nos desenvolvem diferentes aspectos, afetivo, motor cognitivo, entre outros. Nesta perspectiva podemos destacar a importância do ensino infantil, como uma das etapas mais importante para o desenvolvimento integral da criança.

O brincar como forma de atividade na educação infantil encontra seu lugar no processo educativo. Sua atualização promove o desenvolvimento dos processos psíquicos, dos movimentos acarretando o conhecimento de próprio corpo, da linguagem e da narrativa e a aprendizagem de conteúdos de áreas específicas, como as ciências humanas exatas.

Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento critico.

Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças. E para que brinquem é suficiente que não sejam impedidas de exercitar a imaginação simbólica, instrumento que lhes fornece os meios de assimilar o real aos seus desejos e aos seus interesses.

A brincadeira e o jogo são sem dúvida a forma mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade. Os jogos devem ser apresentados gradativamente: por meio de o simples brincar, aprimorar a observação, comparação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com