TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Afetividade na Educação Especial

Por:   •  22/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Projeto Educativo apresentado ao curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título da disciplina de Projeto de Ensino em Educação do 6º semestre.

Tutor (a) a distancia: Lilian Sayuri Yasuda Silva

[pic 14]

INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como tema principal “A importância da Afetividade na Educação Especial”. A linha de pesquisa para a realização deste trabalho é a docência, desenvolvido para turmas da Educação Infantil. A temática discutida apresenta elementos para o estudo da relação existente entre a afetividade e a inclusão escolar.

O objetivo deste estudo é compreender como a afetividade está sendo trabalhada nas escolas e qual a sua importância no processo de inclusão escolar. Além de promover um relacionamento aluno/professor de modo dialógico.

Portanto é importante compreendermos que crianças portadoras de necessidades especiais, precisam ser vistas e compreendida como alguém que, por trás de sua deficiência oferecem os mesmos desejos e sentimentos assim como toda criança tem, e por isso, precisa das mesmas oportunidades. Sendo assim, a afetividade e suas relações tornam-se fundamental para esta criança e para o seu desenvolvimento em todos os aspectos.

O interesse pelo tema surgiu durante o período de Estágio Curricular Obrigatório, após observar o desenvolvimento da aprendizagem e o comportamento das crianças no ambiente escolar, percebi então que havia uma carência afetiva muito grande, em que se manifestavam por meio da agressividade entre os colegas, falta de concentração para fazer as atividades, inquietude em sala de aula, e até mesmo o isolamento.

Em vista disso, encarei a afetividade como um recurso imprescindível na organização da aprendizagem, uma vez que é responsável por criar vínculos fundamentais na formação do saber pelos alunos. Acredito que diante o processo de inclusão a afetividade se torna ainda mais importante, uma vez que, todo o grupo lida com o desconhecido e precisa sentir-se amparado.

Deste modo, a temática desenvolvida se justifica no intuito de compreender que as mudanças e as adaptações das práticas educativas são fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho, pois conhecer e tentar entender o mundo no qual o aluno está inserido é o primeiro passo a ser desenvolvido.

Sob este contexto, surge a problematização desta pesquisa, onde procura-se compreender como a afetividade vem sendo trabalhada nas escolas e qual a sua importância no processo de inclusão escolar?

Diante do questionamento, são surgidas reflexões em volta de um conceito maior sobre ambiente escolar, enquanto ambiente de formação humana e aceitação da diferença. Sendo este um dos desafios que transpõem o processo de inclusão, causando muitas vezes o impedimento para o desenvolvimento da afetividade e das práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano escolar.

A fim de responder a problematização deste estudo, foi realizada uma revisão de literatura, por meio de pesquisas bibliográficas em busca de artigos científicos e livros de diversos autores que refletiam sobre a importância da Afetividade na Educação Especial para o desenvolvimento das crianças em sala de aula. Os artigos selecionados foram divididos em subtítulos para melhor compreensão da temática abordada no presente estudo.

A metodologia a ser desenvolvida conta com as atividades a serem ministradas no ambiente escolar, a qual apresenta-se passo a passo todas as atividades, a forma de como a mesma será avaliada, os recursos a serem utilizados e os possíveis conteúdos que podem ser trabalhados, deixando espaço para que os professores façam suas intervenções.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Proporcionar a Educação Inclusiva o aspecto sócio-afetivo e sua importância para a aprendizagem dos Portadores de Necessidades Especiais.

 Objetivos Específicos

  • Proporcionar atividades afetivas como recursos motivacionais da relação professor x aluno.
  • Construir conhecimentos significativos relacionados ao cotidiano e a realidade do aluno.
  • Desenvolver atividades interdisciplinares que favoreçam o desenvolvimento da afetividade e a aprendizagem.
  • Promover o processo de aprendizagem dos alunos especiais na unidade educacional.

 PROBLEMATIZAÇÃO

Algumas dificuldades da efetivação do processo de ensino e aprendizagem podem estar pontuadas na relação da afetividade, as quais se encontram diretamente relacionadas aos mais diversos tipos de emoções e reações que interferem na capacidade da construção do conhecimento pelo aluno, seja ele deficiente ou não.

Nesse sentido, que medidas a escola costuma tomar quando percebe que a criança está enfrentando problemas de ordem afetiva em casa e refletindo-os na escola?

Como trabalhar atividades com afetividade para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com deficiência?

Como desenvolver a afetividade entre os colegas, proporcionando a socialização?

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

AFETIVIDADE: UM DOS POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

A Instituição de Ensino inclusiva é o lugar de convivência onde existe a união de todas as diferenças humana existente, assim, é papel da afetividade torna-se preponderante, pois,

A afetividade é um caminho para incluir qualquer educando no ambiente escolar. É a mediadora entre a aprendizagem e os relacionamentos desenvolvidos em sala de aula, na busca da inclusão de qualquer educando na escola. Entende-se a diferença como a especificidade de cada um, em seus múltiplos e complexos comportamentos. Entende-se, ainda, a diferença como o vivido de cada um, em sua realidade social e cultural. Entende-se, mais ainda, que a permanência do educando na escola depende da aceitação, da motivação e da autoconfiança que ele percebe quando entra no ambiente escolar. Esses fatores e tantos outros podem facilitar a permanência e a aprendizagem. (MATTOS, 2008, p. 5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (748.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com