TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO, E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 16

                           FACULDADE  ISEAT/ IPEMIG

                           MARILDA GOMES DA SILVA

RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO, E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

                                     BELO HORIZONTE – MG

                                                    2019

                                MARILDA GOMES DA SILVA

RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO,E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

                                                       Trabalho de Curso  apresentado a

                                                        Faculdade Nova  Ateneu/IPEMIG  

                                                       Como pré-requisito para obtenção

                                                       do título de Especialista em Educação

                                                       Especial.

                                 BELO HORIZONTE – MG

                                                     2019

                                                                                           

                                         

 

Silva,Marilda Gome da.Relação Professor – aluno ; a Importância da afetividade na Educação Especia .Belo Horizonte,Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG;2019.Especialização em Educação Especial.

               RESUMO

                   

Este artigo trata da importância da afetividade no desafio de praticar uma educação inclusiva de verdade, para crianças e adolescentes com necessidades especiais. Por meio das teorias de Piaget (1992), Vigotsky (1992), Edler (1997), entre outros, abordaremos a dimensão afetiva na construção do conhecimento. Levando em conta que a educação inclusiva não deve representar apenas o direito à matrícula, mas, uma participação de forma efetiva nas atividades escolares sem segregação, pretende oferecer contribuições aos professores e demais profissionais do atendimento educacional especializado, com vistas a proporcionar alternativas ou propor novas formulações teóricas a esse respeito.
O trabalho docente  para a educação inclusiva, envolve profissionais com diferentes especializações. O artigo tem o objetivo de discutir a importância dos estudos e experiências bem sucedidas com alunos em situação de deficiência, analisando as formas pelas quais as escolas poderão atender esses alunos tendo a afetividade como mediadora das ações inclusivas. A presença de crianças e jovens com necessidades especiais na rede regular de ensino é crescente, por isso, cada vez mais é exigido antes de tudo, mudanças atitudinais não só de professores, mas de toda comunidade escolar.
É preciso reconhecer, questionar e quebrar preconceitos, estimulando a generosidade, acolhimento e respeito. Diante dessa realidade que não permite mais nenhum recuo, o paradigma é o da inclusão. "Ensinar não é tranferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção" (FREIRE, 1996 p.25). Será concluído abordando as perspectivas inclusivas e sua aplicação de forma a alcançar a integração com inclusão beneficiando a todos, uma vez que sentimentos de respeito à diferença, de cooperação e de solidariedade podem ser desenvolvidos.

PALAVRA –CHAVE: AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  1.     INTRODUÇÃO-------------------------------------------------- 6
  1. DESENVOLVIMENTO  INTELECTUAL---------------------  7
  1. CAMINHOS DA INCLUSÃO ----------------------------------   8

2.2    AFETIVIDADE E SUPERPROTEÇÃO ------------------- 10

2.3 PRECONCEITO;DISCRIMINAÇÃO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL -------------------------------------------------------------- 11

3.0  METODOLOGIA --------------------------------------------------12

3. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------- 13

REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------- 15

   

                                       INTRODUÇÃO

A ideia de pesquisar o tema "A Afetividade na Educação Inclusiva", surgiu após concluír  os módulos Aspectos Afetivos na Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais no curso de pedagogia , quando encontrado fundamentos teóricos para uma convicção que temos sobre a força do envolvimento emocional na conquista de resultados positivos com pessoas deficientes. São as famílias que recebem as pessoas com deficiências e a elas cabe as primeiras tentativas de superação das limitações apresentadas. Tendo experiência na luta pela acessibilidade e remoção de barreiras arquitetônicas que representam implicitamente, a expulsão de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, destacamos os avanços do desenvolvimento científico e ético da humanidade, notadamente a partir do início deste século. Estudos vêm mostrando que as diferenças individuais, quer sob o ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, quer sob o ponto de vista físico ou sensorial, não constituem uma fatalidade irremovível, nem desabilitam as pessoas para a plenitude de suas razões pessoais e sociais. 

A sociedade que precisa ser construída é um caminho de via dupla ou seja, a sociedade inclusiva avança um passo rumo à pessoa com deficiência e esta avança um passo em direção a essa sociedade. Terá que haver uma reinvenção que só será efetivada à luz das mudanças de atitudes e novo olhar sobre as diversidades humanas. Se levarmos em conta que o alunos com deficiências constituem um grupo homogêneo, estaremos sendo imprecisos, pois as necessidades educacionais escolares não são as mesmas nem iguais para todos. Ao procurar o início da inclusão das pessoas deficientes no convívio com as ditas "normais", é possível afirmar que foi desde o momento em que houve a preocupação com a aprendizagem. Partindo do isolamento e da manutenção desses alunos em instituições exclusivas, foi conquistado o direito à matrícula em redes regulares.

O educador tem sempre desafios a superar, no tocante ao aluno especial, transpor estes desafios só é possível se houver um envolvimento real, uma transferência movida pela afetividade. Grande número de iniciativas individuais de professores em todo mundo, alcançam êxito com crianças e jovens deficientes. O famoso caso Ellen Keller e Anne Sulivan é uma prova de que a busca de alternativas pode transformar situações aparentemente imutáveis. Que a afetividade influencia no processo ensino-aprendizagem, que vai além dos conteúdos didáticos, estudos na área do desenvolvimento humano já comprovam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com