TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Arte Em Educação

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Introdução

O referente trabalho procura apresentar a importância da estética e das artes no dia dia do ambiente escolar, para oferecer conhecimentos e experiências que poderão dar uma nova forma as práticas educativas.

Este trabalho tem por objetivo apresentar a vida e obra do pintor Candido Portinari, que foi um artista plástico brasileiro e é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e também foi o pintor brasileiro a alcançar maior destaque internacional.

Desenvolvimento

          A estética e a arte são manifestações da vida que favorecem o desenvolvimento do indivíduo, assim possibilitando a expressão do pensamento e das emoções, desenvolvendo o raciocínio com criatividade e imaginação.

        Com o estudo da estética e da arte podemos alcançar a capacidade criadora e desenvolver o raciocínio e a imaginação. Também é uma ferrramenta de analise ou leitura de obras de arte, ela faz análise de cada obra seja ela boa ou ruim.

        Como falar da arte brasileira sem falar do artista plástico que mais representou seu país em suas telas.

        Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café próximo a Brodowski, SP.Teve uma infância pobre, uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Começou a pintar ainda criança. Aos 15 anos muda-se para o Rio de Janeiro, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes e começa a se destacar e chamar a atenção de professores e da imprensa.

        Em 1928 Portinari prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa. Os dois anos que passou em Paris teve contato com outros artistas, além disso conheceu Maria Martinelli, com quem passaria o resto de sua vida.

        Em 1931 Portinari volta ao Brasil, muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais as cores e a ideia das pinturas. Aos poucos deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos.

        Na década de 40 filia-se ao Partido Comunista Brasileiro(PCB) e concorre ao Senado, mas perde. A década de 50 seria marcada por diversos problemas de saúde. Em 54 apresentou uma grave intoxicação por chumbo presente nas tintas que usava. Desobedecendo ordens medicas Portinari continua pintando.

        E em 6 de fevereiro de 1962, Cândido Portinari morre envenenado pelas telas que fizeram seu sucesso. Seu filho João Cândido Portinari hoje cuida dos direitos autorais das obras de Portinari.

        Entre suas a obras mais famosas, destacam-se Guerra e Paz(1953-1956), que foram presenteados à sede da ONU em Nova Iorque. Seu maior cervo sacro, esta exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, SP.

        

Quadro: O Lavrador de café, Portinari 1939

[pic 14]

Esta obra atualmente pertence ao acervo do MASP, e foi roubada em 2007, sendo recuperada e devolvida ao museu dezenove dias depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com