TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ludicodade na Alfabetização

Por:   •  7/3/2023  •  Artigo  •  3.983 Palavras (16 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - JOGOS E BRINCADEIRAS

RESUMO

O artigo é uma construção critico- reflexiva que fala da importância da utilização do lúdico na alfabetização e letramento com o apoio de jogos e brincadeiras, alfabetizar e letrar são processos distintos, porém, inseparáveis a alfabetização é um componente do letramento, o ideal seria alfabetizar letrando, de forma que a criança não apenas decodifique as palavras, mas entenda o que está lendo. A ludicidade sempre fez parte do processo educacional está presente do início ao fim da carreira estudantil, os jogos e as brincadeiras são ferramentas consideradas transformadoras e importantes no processo de alfabetização e letramento, existem há milhares de anos, como na Grécia antiga onde já se pensava a respeito de jogos e brincadeiras como componentes do cotidiano escolar, longo dos anos vários pensadores e estudiosos vem fazendo análises sobre o uso do lúdico e sua dimensão no ambiente de aprendizagem, exemplos disso são: Piaget e Vygotsky que defendem a prática e a reconhecem como uma aliada no desenvolvimento e construção do conhecimento. Dessa forma, considero que os jogos e brincadeiras são alternativas diferenciadas e interessantes, não só para o professor alfabetizador, mas também para os estudantes dentro em sala de aula.

Palavras-chave: Lúdico. Educação. Alfabetização. Letramento Criança Jogos. Brincadeiras.

1 INTRODUÇÃO

Os jogos existem na sociedade há milhares de anos, variam de acordo com a região e cultura do local onde está inserido e o momento em que a sociedade está vivendo, pois, os jogos e as brincadeiras evoluem com o passar dos anos. Antigamente via se muitas crianças reunidas para brincar de roda, de pique, etc., porém hoje em dia, com o avanço tecnológico, os jogos eletrônicos vêm se destacando cada dia mais e conquistando seu espaço na sociedade. No entanto queremos destacar a relevância do professor em resgatar jogos e brincadeiras contemporâneas importantes para o desenvolvimento infantil e introduzindo-os em seu plano de aula.

O presente trabalho trata da importância da utilização do lúdico na alfabetização e letramento com o apoio de jogos e brincadeiras. Alfabetizar e letrar são processos distintos, mas inseparáveis a alfabetização é um componente do letramento, o ideal seria alfabetizar letrando, de forma que a criança não apenas decodifique as palavras, mas entenda o que está lendo.

Dessa forma, trazemos os jogos e brincadeiras como uma alternativa diferenciada e interessante professor alfabetizador utilizar em sala de aula a fim de trazer benefícios e melhores resultados em sua prática, é importante enfatizar que desde a Grécia antiga já se pensava a respeito dos jogos e brincadeiras como componentes do cotidiano escolar e ao longo dos anos vários pensadores e estudiosos vem fazendo análises sobre o uso do lúdico e sua dimensão no ambiente de aprendizagem, exemplos disso são: Piaget e Vygotsky que defendem a prática e a reconhecem como uma aliada no desenvolvimento e construção do conhecimento da criança.

Hoje o grande desafio é alfabetizar letrando, portanto o objetivo desta pesquisa é fazer uma análise e reflexão sobre o uso do lúdico na alfabetização e letramento e sua pratica na sala de aula. Dessa forma a metodologia utilizada na construção deste artigo está baseada em pesquisa bibliográfica em livros, sites de pesquisa e referencias publicadas, analisando e discutindo sobre a proposta do lúdico.

2 OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A alfabetização está relacionada ao processo de leitura e escrita, nessa fase acontece o desenvolvimento habilidades psicomotoras para se chegar à codificação da linguagem falada (leitura), e decodificação dos símbolos que representam a fala (escrita).

Alfabetização – processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas – procedimentos habilidades - necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita (alfabético ortográfico) (MORAIS; ALBUQUERQUE, 2007, p. 15).

A alfabetização acaba sendo um processo mecânico desenvolvendo-se por meio de memorização, porém é importante frisar que não basta o estudante repetir as famílias silábicas e decorar todas as regras gramaticais, para aprender ler e escrever o aluno precisa construir conceito entender a linguagem escrita e saber o que ela representa. Esse é um processo importante e necessário para a criança, porém precisamos nos preocupar com o desenvolvimento integral do indivíduo para o exercício da cidadania, é preciso alfabetizar letrando, pois, nem todo indivíduo que é alfabetizado pode ser considerado letrado. Alfabetizado é quem sabe ler e escrever, e letrado e aquele que faz o uso competente da palavra escrita.

Em 1990, a Conferência Mundial sobre Educação para todos passou a considerar a alfabetização ferramenta eficaz para a aprendizagem, para o acesso e elaboração da informação, criação de conhecimentos, participação na própria cultura e na cultura mundial, nesse contexto a escrita e vista como um instrumento que permite o aprendiz ter acesso a informação e construir novos conhecimentos. Embora a escrita tenha esse importante aspecto é importante destacar que ela sozinha não surte efeito é preciso que o sujeito aproprie-se também da tecnologia do letramento, e precisa combinar dois conceitos, alfabetização e letramento, para o uso competente da linguagem escrita.

Citada por Cunha (2010, p.11).

Magda Soares (2006), Em seu livro letramento: um tema de três gêneros discute os conceitos de alfabetização e letramento em suas diversas facetas. De acordo com a autora, o ato de aprender a ler e escrever traz consequências sociais, culturais, políticas econômicas, cognitivas e linguísticas para o educando ou para o contexto social em que vive.

Nesse sentido a palavra letramento serve para designar aquele indivíduo que sabe utilizar a competência alfabética, isto é, a capacidade de ler e escrever, como instrumento para favorecer melhores condições de vida, por meio da prática social. Soares (2006).

Ainda segundo Soares (2006), existem diferentes níveis de letramento, e está ligada a necessidade de cada indivíduo, isso varia de acordo com seu contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com