TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brinca

Por:   •  5/12/2023  •  Monografia  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 13

IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais

DENILSON BORGES DE PAULA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

São Paulo - SP

2023


DENILSON BORGES DE PAULA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Instituição de Ensino Superior IPEMIG - Instituto Pedagógico de Minas Gerais como pré-requisito para obtenção do título em: Segunda Licenciatura em Pedagogia

São Paulo - SP

2023

DENILSON BORGES DE PAULA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Monografia de Conclusão de Curso de Pós-Graduação apresentada ao Centro Universitário Ítalo Brasileiro, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista (lato sensu) em Linguagens da Infância, sob a orientação da Prof.Ma. Ivani Magalhães.

Nota __________________________

Data da Aprovação: _____/_____/_____

A minha família pelo apoio e incentivo a mim dedicados. Aos professores, por todos os conselhos, pela ajuda e pela paciência com a qual guiaram o meu aprendizado.

AGRADECIMENTOS

A todos os meus familiares e amigos pelo apoio e carinho dedicados a mim durante este percurso.

Aos professores, por todos os conselhos, pela ajuda e pela paciência com a qual guiaram o meu aprendizado.

O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças pequenas (...) ao brincar, as crianças exploram as formas culturais nas quais vivem e a realidade circundante, perguntam e refletem sobre estas, desenvolvendo-se psicológica e socialmente.

Gisela Wajskop

RESUMO

        O presente trabalho tem por finalidade analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. Abordando a brincadeira como meio facilitador e promotor de diversas experiências e aprendizagens. Ressaltar que o acesso à brincadeira e ao lúdico é um direito da criança previsto na esfera legislativa. E, ainda, tratar do valor do papel dos educadores diante deste cenário.

Palavras chaves: brincar, brincadeiras, aprendizagem e desenvolvimento infantil, educação infantil.

ABSTRACT

        The purpose of this study is to analyze the importance of playing in development and learning in early childhood education. Approaching the game as a facilitator and promoter of diverse experiences and learning. To emphasize that access to play and play is a right of the child provided for in the legislative sphere. And, still, to deal with the value of the role of educators in this scenario.

Key words: play, learning and child development, early childhood education.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO................................................................................................

10

2

O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA...................................................................................................

11

3

A SERIEDADE DO BRINCAR.......................................................................

14

4

PROCEDIMENTO DE PESQUISA.................................................................

16

5

6

PROCEDIMENTO DE ANÁLISE....................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................

17

18

REFERÊNCIAS..............................................................................................

19

1. INTRODUÇÃO

        O brincar sempre foi visto de forma inerente e peculiar da criança e, desta forma, tido como sem valor e importância dentro do contexto escolar e no cotidiano infantil.

        Contudo, com as novas teorias sobre a criança como sujeito de direitos e protagonista de sua aprendizagem, o ato de brincar ganhou um novo significado. O brincar passou a ter um papel de grande valor no aprendizado e na constituição dessa criança como sujeito e protagonista de sua história.

        Porém, tem este papel valorizado não como características ligadas exclusivamente a situações “didatizadas”, mas como meio de vivências, descobertas e experimentações do mundo que as cercam, pois “é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas” (CAMPOS, 2005).

        Neste aspecto o brincar se torna um importante meio de comunicação, possibilitando o processo de aprendizagem, facilitando a reflexão, autonomia e criatividade. Estabelecendo, desta forma, uma linha estreita entre o jogo e a aprendizagem.

A promoção de atividades que favoreçam o envolvimento da criança em brincadeiras [...] tem nítida função pedagógica. A escola e, principalmente a educação infantil poderiam se utilizar deliberadamente desse tipo de situações para atuar no processo de desenvolvimento das crianças (OLIVEIRA, 2013,p. 69).

        O brincar na educação infantil é um ato prazeroso que traz consigo muitas aprendizagens. E, assim, surge a necessidade de se conscientizar os educadores sobre a importância do brincar na educação infantil. Visto que é nesta faixa etária que a criança se desenvolve e aprende de forma significativa.

2. O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA

        A brincadeira é algo tipicamente visto como sendo peculiar da criança. Porém, o conceito sobre a importância do brincar foi sendo ressignificado juntamente com a mudança do papel exercido pela criança no contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com