TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico

Por:   •  25/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

        A importância ludo no desenvolvimento das crianças portador de síndrome de Down.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a estimulação de crianças portadora de síndrome de Down onde é utilizado o lúdico. Analisar a importância da utilização de jogos e brincadeiras no processo pedagógico auxilia as crianças enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Portanto, cabe ao educador introduzir como ferramenta pedagógica, os jogos e as brincadeiras com regras em sala de aula, como um elo integrado entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Com isso, vimos a importância de possibilitar á criança, vir a ser um sujeito com possibilidade de transforma o seu meio social e a si mesmo.

Palavra-chave: síndrome de Down, desafio, igualdade.

Resumo:

Introdução:

A pesquisa foi realizada com o objetivo de brincar o embasamento teórico e técnico para desenvolver o trabalho de estimulação de crianças portadoras de síndrome de Down por meio do lúdico.

  Sendo assim, o ato de brinca não deve ser excluído das atividades formadoras e da pratica educativas tendo em vista que o lúdico possibilita uma aprendizagem prazerosa  pois ao brincar a criança se desenvolver de tal  maneira, que usa em suas ações sentimentos  e desejos conseguindo juntar o pensamento o linguagem e a fantasia.

Lúdico. Parte 1

Os estudos revisados nesse trabalho todos afirmativos, da importância do lúdico para o desenvolvimento não apenas motor como também global da criança portadora de síndrome de Down. O tema lúdico vem da palavra latina (ludo) que significa jogo e divertimento. Há varias hipótese e teorias quantos á origem em função dos jogos foi no século XV que a criança lugar (social, ou seja) passou a ser compreendida como diferentes dos adultos. Processo este ocorreu de forma crescente, e aos poucos foi sendo discutidas e demonstradas as particularidades das crianças caracterizando-as como um ser histórico, que pensa e sente o mundo de forma particular.

   Então a partir do século XVIII Froebel até os tempos atuais a brincadeiras é vista como um complemento ensinar aprendizagem. O brincar é um alimento cativante e um ótimo recurso para aprendizagem. As atividades lúdicas, com desenhos, pinturas, modelagem, construções, jogos e brincadeiras, levam a criança á compreensão do universo infantil e consequentemente a construção da aprendizagem.

O que na vida real é natural e passa despercebida na brincadeira tornam-se regras e contribui para que a criança entenda o universo particular dos diversos papeis que desempenha. O brinquedo é mais do que um instrumento de brincadeira, ele traz pra criança não só um meio de brincar mais também imagens representações e universo imaginários. Á vivencia da movimentação e expressão de situações do dia-a-dia, com ferramentas lúdicos permitem a construção de significado e a criação de novos conceitos socias.

  Deste modo a criança com Síndrome de Down com ajuda do brinquedo tem possibilidade de relaciona-se com a sociedade na qual a mesma conviver, já que o brinquedo busca  desenvolvimento, cognitivo, oportunidades de crescimento, tornando essas crianças com melhor qualidade de vida.

Parte 2

Segundo Vygotsky “(1998, p.29)” o brinquedo é uma importante via de conhecimento, impucionando a construção de conceito e processo em um desenvolvimento O brinquedo não é aspecto predominante da infância mais através dele a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva depende de motivações internas. Considera-se quem incentivar o brincar das crianças é uma tarefa essencial do educador. A satisfação que e emana dos jogos e das brincadeiras reserva em si o sentido do prazer pelo viver, o prazer em ser investigar, sentir, discutir, encontrar forma em viver com o outro.

  É importante que se inicie, nas escolas, atividades dirigidas ou coordenadas que possibilitem as crianças a pratica de atividades lúdicas variadas tornando-as  criativas e autônomas. Toda criança tem necessidades de expressar e é pelos brinquedos e jogos que ela faz. O lúdico se bem colocado torna-se um instrumento articulador valioso da pratica, facilitando a aprendizagem do educando. A contribuição do lúdico na vida da criança com Down será de propiciar alegria e divertimento, ampliar a competência intelectual, emocional e afetiva, atuando como fator significativo para a aprendizagem. Proporcionar a o portador de síndrome a promoção das suas capacidades envolve o desenvolvimento pleno de sua personalidade,  a participação ativa na vida social e no mundo do trabalho , são objetivos  principais da educação especial e assim com o desenvolvimento  biopsicossocial, proporcionado aprendizagem que conduzam a criança portadora de necessidades especiais maiores autonomia.

  Verifica-se que brincar é um momento de auto expressão e auto realização .As atividades livres como blocos e peças de encaixe, as dramatizações , a musica e as construções desenvolve a criatividade, pois exige que a fantasia entre em jogo . Já o brinquedo organizado, tem uma proposta e requer desempenho como os jogos (quebra cabeça, dominó, e outros) constitui  um desafio  que promove a motivação . O brinquedo além de ser a principal atividade da criança, é também a maneira privilegiada pela qual sua mente suas capacidades psicológicas superiores, tais como atenção, a memoria, a imaginação (...) se desenvolve. (ZANLUCHI 1005,p 225).

Parte 3

O brinquedo traduz o real para a realidade infantil de crianças portadoras de síndrome. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvida. As qualidades de oportunidades que estão sendo oferecidas á criança através de brincadeiras e brinquedos garantem que suas potencialidades e sua afetividade ser harmonizem. O lúdico é tão importante para a saúde mental do ser humano, é um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. Para que os brinquedos sejam significativos para as crianças é preciso que tenha pontos de contato com a sua realidade. Através da observação do desempenho das crianças com seus brinquedos podemos avaliar o nível de desenvolvimento motor e cognitivo. No lúdico, manifestam-se suas potencialidades e ao observa-las poderemos enriquecer sua aprendizagem, fornecendo através dos brinquedos os nutrientes aos seus desenvolvimentos. Os estudos recentes tem mostrado que as atividades lúdicas são ferramenta  poderosas indispensáveis no desenvolvimentos , por que para a criança não há atividades mais prazerosa e completa que o brincar. Ao lúdico abre caminhos para o desenvolvimento de processos psíquicos por parte da criança como também serve como uns instrumentos para conhecer o mundo físico, e finalmente entender os diferentes comportamentos humanos. Portanto, o brincar constitui uma situação de interação social, onde acontecem ao mesmo tempo representações de varias situações sócias e outras formas de relações interpessoais entre os presentes. Formas estas que estão sujeitas a modelo, onde estão presentes a afetividades, o desejo, a satisfação, a dor e alegria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com