TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.057 Palavras (17 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO

RESUMO: O estudo realizado analisou por meio de referências bibliográficas a importância da efetivação do lúdico no ensino da Educação Infantil e fundamental, alfabetização para o desenvolvimento global do aluno sem ou com dificuldades de aprendizagem. A brincadeira na sala de aula pode auxiliar a criança no processo da aprendizagem, favorecendo comportamentos e transformações, pois o lúdico é considerado um instrumento riquíssimo que ajuda a promover preventivos educacionais e a intervir no processo de ensino aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização; Lúdico; Educação Infantil.

1. Introdução

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, as quais utilizarão livros, textos periódicos e internet como fonte de pesquisa.

O estudo contribuirá também abrindo caminhos para o desenvolvimento de novas pesquisas na área da educação escolar, contribuindo assim com o avanço do conhecimento relacionado a brincadeira de forma geral, e a psicomotricidade no contexto da educação. Este estudo é viável tendo em vista que possuímos os materiais necessários para realizá-lo.

Dessa forma objetivamos com este estudo analisar por meio de referências bibliográficas a importância da efetivação do lúdico nas salas de aula para o desenvolvimento global do aluno.

A proposta desse estudo está centrada no tema a importância do lúdico no processo da alfabetização, tendo como discussão a efetivação das brincadeiras no ensino da educação infantil e fundamental, visando o desenvolvimento integral do aluno.

O interesse em realizar um estudo sobre a importância no contexto escolar, surgiu através da vivencia que tenho como professora regente no 1º ano do ensino fundamental ,sempre procurei um trabalho que mesclasse as minhas aulas com o lúdico.

Pois através do lúdico, os alunos desempenham papeis, sentem emoções, cooperam entre si e amadurecem num ambiente de aceitação. E tive oportunidade de ver os resultados benéficos que esse trabalho trouxe para os alunos, muitas aprendizagem ocorrem de forma não consciente, em situações de brincadeiras.

Ao brincar as crianças aprendem a conhecer e dominar a realidade orientada no espaço e no tempo, tendo mais autonomia. Pois, o lúdico sempre foi uma atividade estimulante para qualquer criança que por meio do lúdico diversifica seu conhecimento,une experiências e desenvolvimento.

O estudo proposto contribuirá também abrindo caminhos para o desenvolvimento de novas pesquisas na área educacional contribuindo assim, com o avanço do conhecimento relacionado á brincadeira de forma geral, e a importância do lúdico no processo da alfabetização, mais especificamente. Este estudo é viável tendo em vista que possuímos os materiais necessários para realizá-los.

Nesse sentido o estudo visa especificamente:

-Demonstrar que as atividades lúdicas atendem as necessidades das crianças.

-Analisar a importância do lúdico no processo da alfabetização.

-Verificar a relação do lúdico com as demais disciplinas.

A afinidade da brincadeira infantil com a natureza da própria criança tem reconhecimento histórico, por isso, vem sendo tema de inúmeras pesquisas e estudos ao longo dos anos. É interessante destacar que em todas as concepções teóricas sobre o desenvolvimento e educação da criança pequena e na literatura em geral, a brincadeira aparece como um importante recurso na construção de conhecimentos e desenvolvimento integral. A brincadeira é a atividade que faz parte do cotidiano de qualquer criança, independente do local onde vive, dos recursos disponíveis, do grupo social e da cultura da qual faça parte, todas as crianças brincam.

2. A brincadeira é uma necessidade básica para o desenvolvimento infantil.

A brincadeira é entendida como uma atividade que introduz e integra o aluno para desenvolver suas potencialidades, visando seu aprimoramento como seres humanos.

Compreender o caráter lúdico e expressivo das manifestações da motricidade infantil poderá ajudar o professor organizar melhor a sua pratica, levando em conta as necessidades das crianças.De acordo com o referencial curricular para a educação infantil/RC Brasil,(1998).

A preocupação com a mobilidade e como o esforço físico no espaço pessoal da criança leva a um trabalho pautado nos seguintes campos de intervenção pedagógica: domínio e consciência do próprio corpo, deslocamento e manipulação de objetos em contato com o outro, segundo Ferreira Neto. (1995, pag. 491).

Atividades de exploração livre com a utilização de materiais que a escola poderá obter com custo reduzido, oferecendo uma variedade deles quanto a forma, tamanho, cor, peso, etc.

Essas brincadeiras tem o objetivo de ajudar a criança desenvolver com mais velocidades, melhor postura, manusear os objetos com habilidade. Alguns jogos e brincadeiras tradicionais são mais importantes para o desenvolvimento da motricidade e da inteligência corporal, tais como: jogar peteca, rodar pião, soltar pipa, brincar de passar anel, de vai e vem, etc. com Freire (2002).

São fundamentais para se trabalhar a motricidade infantil, o professor disponibiliza materiais lúdicos, os quais devem ter qualidade adequada, as possibilidades de exploração corporal que permite que as crianças exerçam livremente suas ações, observar as motivações, as relações com seus pares, a fim de perceber suas características motoras, simbólicas, afetivas e relacionais.

Dentre as possibilidades de trabalhar, tendo como foco o estímulo a motricidade infantil, as atividades orientadas ou livres possibilidades a afirmação da individualidade, da personalidade e da autonomia da criança. No contexto das brincadeiras e dos jogos, tendo a movimentação e a motivação da criança como ponto de partida desta prática, na visão do autor (Ferreira Neto, 1995).

O lúdico se relaciona com a brincadeira e com o jogo, no qual, existe o desafio, acionando o corpo e a mente.

Tem caráter integrado, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de habilidade que envolve identificação, comparação, ajudando-o, portanto a conhecer suas próprias possibilidades.

O brincar nas aulas pode ser de uma maneira prazerosa da criança experimentar novas situações e ajudá-la a compreender e assimilar mais facilmente o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com