TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico

Por:   •  31/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

“  A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.”

A educação infantil compreende de 0 a 7 anos, neste período a criança inicia suas brincadeiras com o próprio corpo, exemplo: as mãozinhas e pezinhos são os objetivos  do “brincar” para um bebê.

A brincadeira continua quando a criança começa à brincar de esconder com o rosto dos adultos, e permanece cada vez crescendo mais e significando mais, ao engatilhar ela inicia a brincadeira com objetos e passar à gostar de brinquedos com sons, que ela precise ir atrás e se locomover, adora abrir armários de panelas e o barulho delas. Mais tarde ao iniciar a marcha (estar no chão) passa a ser seu lugar preferido porque inicia sua autonomia, vai para onde quer e pegar o que lhe interessa.

Mais tarde, as brincadeiras com jogos simples de quebra cabeça, materiais amorfos e objetos para pintar e desenhar passam a ser importantes para seu aprendizado futuro.

As brincadeiras de “faz-de-conta” são fundamentais para o futuro das crianças, brincar de casinha e desempenhar os vários papéis mãe, pai, filho(a), cãozinho da família e até a funcionária da casa se houver.

Se no ambiente da criança houver estímulos dos pais para “o brincar” é melhor ainda, porque a criança se sente mais segura de si e sentindo que suas brincadeiras são levadas à sério.

Assim quando pais e educadores puderem compreender a “importância do brincar” e como influência na vida adulta, então poderemos ter crianças e adultos mais equilibrados emocionalmente.

As brincadeiras trabalham tudo nas crianças e até é tão importante quanto o trabalho para os adultos. Pode se ressaltar a coordenação motora nos brinquedos de parques brincar com areia, massa de modelar, cubos grandes e pequenos, etc...

As emoções nas brincadeiras de faz-de-conta e troca de papéis a criatividade com brinquedos amorfos ou sucatas.

As relações com outras crianças e com adultos, melhorando a socialização são aspectos importantíssimos para o desenvolvimento infantil.

Portanto, “brincadeira é coisa séria!” há até um livro com este nome que seria bom lerem.

O momento das crianças de “brincar” com outros ou só, ou mesmo com amigos imaginários, precisa ser respeitado pelos adultos para que ela cresça com equilíbrio, autonomia, e muita vontade de ser “GENTE GRANDE”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com