TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Lúdico na Alfabetização

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

Carla Gonçalves

Profª: Denise Teixeira Daminelle

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0421) – Estágio1

26/07/13

RESUMO

Este paper foi elaborado na importância do trabalho lúdico na alfabetização. Tratou-seportanto, de uma entrevista com professoras do 1º e 5º ano das séries iniciais na Escola Municipal de Fundamental Quintino Rizzieri, entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Içara, localizada na Rua: Olívio Biff, S/N, Bairro: Jardim Elizabete, Içara, SC. CEP. 88820-000. Foram elaboradas questões sobre a importância dolúdico na alfabetização. Na criança esse método revela um prazer singular, esses primeiros contatos propiciam a criança a descoberta do aprender, motivando-a para a concretização do ato de aprender brincando. Entende-se de que o lúdico é um dos caminhos de inserção no mundo do conhecimento e da satisfação e necessidades do ser humano neste paper percebeu-se como é importante trabalhar o lúdico na alfabetização, no ensino fundamental é mais difícil as brincadeiras em si, mais devemos estar buscando novos temas para motivar nossos alunos, pois a criança aprende quando seu desenvolvimento é prazeroso.

Palavras-chave: Necessidades, Importância e Lúdico.

1 INTRODUÇÃO

O ensino e pessoalmente, a importância na formação pessoal e intelectual ainda nas series iniciais, encontram pouco espaço nos programas de formação inicial e continuada das escolas brasileiras. Este estudo pretende desenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos e professores das series iniciais do ensino fundamental.

As brincadeiras em sala de aula são feitas de diversas formas, jogos, pinturas, musicas, e, as brincadeiras com aprendizagem significam um interesse múltiplo de todas as crianças, e basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoalmente como o momento e o lugar, com as circunstâncias. Brincar é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva a criança a uma compreensão particular da realidade.

2 O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS

Entrevistei professoras e lhes perguntei de que forma elas utilizavam as brincadeiras em sala de aula. Pretendia saber se os instrumentos de compreensão utilizados com seus alunos demostram que o aluno, diante de uma brincadeira, conseguem obter conhecimento estabelecido através do aprendizado.

Entendi que não existem receitas prontas, mas para chegarmos a uma a uma educação de qualidade é necessária a conscientização da família. Como conseguir essa qualidadeé uma das questões que mais mexer com os educadores faz com que todos, família e sociedade têm os olhos voltados para a alfabetização, pois só assim dará certo.

O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula várias inteligências, permitindo que o aluno se desenvolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma intervenção maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa sem ser rotineira.

Toda a atividade em sala de aula pode ser feita de várias formas, como por exemplo, jogos, musicas até mesmo brincadeiras em parques. O lúdico se torna mais interessante devido ao fato de que não existem crianças que não gostem de brincar. A brincadeira estimula toso os níveis intelectuais da criança.

“Cada vez que ensinamos algo a uma criança, estamos impedindo que ela descubrapor si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela”.(JEAN PIAGET)

De um tempo pra cá surgi cada dia mais a necessidade e a importância de se trabalhar o lúdico em sala de aula. E esta sendo a mais trabalhada pelos professores, pois o mesmo estimula as várias inteligências, permitindo assim que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Um grande ponto positivo em se trabalhar com o lúdico em sala de aula é que faz com que as aulas saiam da rotina, e podendo criar uma maior interação entre professor  e aluno.  

As crianças nos dias de hoje com toda a tecnologia a seu dispor, já não mais consegue se prender ao ensinamento tradicional, onde o professor tem o papel de transmissor da informação e a criança em sua mesa apenas como papel de ouvinte.

Por isso quando falamos do lúdico já estamos nos remetendo a interação das duas partes (professor e aluno) é necessário antes de tudo que o professor estude suas brincadeiras, crie um projeto escolar, pois só assim suas brincadeiras serão eficientes. Sabemos que os jogos que não são analisados acabam não tendo seu real valor, tornando assim ineficazes.

        É importante ficarmos atento que uma criança que é impedida de brincar, acaba perdendo a oportunidade de se divertir como também desenvolver suas habilidades para lidar com as frustrações e com as situações de conflito.

Falaram que a leitura deve ser ensinada desde a alfabetização, de forma a dar condições ao estudante de ser critico e argumentativo, para defender seu ponto de vista. Os treinamentos e estratégias de ensino dos professores, utilizados durante os estudos, deverão dar-lhe condições de argumentar de forma coerente. Com essas questões definidas, será necessário adotar processos sistemáticos e ordenados como requisitos para um programa de alfabetização eficiente, já que a educação brasileira se fundamenta no planejamento.

As estratégias do professor nos processos de alfabetização devem ser aplicadas de uma forma prazerosa que a criança sinta o apoio e o entusiasmo do professor, além da segurança de que precisa para ser auto afirmar. Essas são metas inquestionáveispara o sucesso da aprendizagem, pois é triste que uma pessoa aprenda a escrever algumas palavras e que se diga que esta alfabetizada.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

        Assim que entramos em contato com a escola, tivemos a permissão de trabalhar com as professoras das series iniciais do período da manhã. E logo iniciamos nossas observações. Em seguida conforme solicitado foram realizado com as professoras uma entrevista. As perguntas foram elaboradas em duas partes, onde a primeira era referente ao porque da escolha da profissão, e em relação a escola. Já no segundo momento dos direcionamos mais para o tema proposto no nosso trabalho que é o lúdico. Nossa pretensão é sabermos quais os instrumentos utilizados por elas e quais as formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com