TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Trabalho da Oralidade nas Aulas de Língua Portuguesa

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do trabalho da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa

O comportamento do ser humano é organizado pela linguagem, para isso nos exprimimos e motivamos nosso pensamento através da fala que é um processo individual e social, isto significa que a língua é recíproca entre sujeitos e a sociedade, sua manifestação ocorre através do discurso, que se constrói em circunstâncias social e histórico, onde os interlocutores são homens e mulheres. A linguagem é um processo de interação ligada pelo diálogo, desta feita a língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação com quem nos rodeia.

Existe a ideia corrente de que não é papel da escola ensinar o aluno a falar - afinal, isso é algo que a criança aprende muito antes, principalmente com a família. Há nessa concepção um erro grave de reduzir a oralidade à fala cotidiana, informal, representada pelos bate-papos e pelas conversas do dia-a-dia. O fato é que, sob a denominação genérica de "linguagem oral", encontram-se diversos gêneros: entrevistas, debates, exposições, diálogos com autoridades e dramatizações. Em relação a todos eles, o professor tem um papel importante. Segundo este plano a linguagem é uma interação de comunicações formais ou prosaicas entre interlocutores de uma mesma comunidade linguística, neste sentido o ensinar, o aprender, linguagem passa necessariamente pelo sujeito. A escola precisa desenvolver atividades que incentive os alunos a utilizar a fala em situações reais de comunicação.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem que “a linguagem tem um importante papel no processo de ensino, pois atravessa todas as áreas do conhecimento” (2000, p.50). O uso da língua oral propicia para o aluno não apenas saber se comunicar com as diversas instâncias sociais, mas, sobretudo o ensina a saber ouvir e respeitar a opinião do próximo.

Trabalhar com a oralidade em sala de aula não significa trabalhar apenas a fala cotidiana do aluno e o preconceito linguístico, é necessário implantar atividades que favoreçam o desenvolvimento da capacidade do aluno defender, expor, argumentar, persuadir, debater, sobre um ponto de vista, fazer o aluno compreender que oralidade e escrita não são análogos, mas sim se complementam. O aluno é o sujeito da aprendizagem e é, portanto, ele quem realiza interação com a língua. Devemos nos ater para os aspectos que norteiam a oralidade; para isso, deve ser ensinada para o aluno de acordo com suas especificidades, deixando-o convicto do lugar da oralidade, fazendo com que os aprendizes entendam as diferenças entre as linguagens e quais situações usar cada uma delas.

A língua falada, portanto, é fundamental ao ser humano para a organização da ideia e a produção de diálogos presentes na comunicação. Assim, para que o falante consiga dominar seu discurso e argumentar um ponto de vista é necessário que a escola desperte nos alunos a aptidão para saber ouvir os diferentes tipos de discursos, para assim, criar seu próprio discurso e aprender respeitar a opinião das outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com