TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Durante a infância, a criança tem um encontro com o lúdico, com o mundo das brincadeiras, dos jogos, do faz de conta.

Importante ressaltar, que é através das brincadeiras que a criança explora o mundo em que vive e aprende sua cultura, além de absorver as regras e papéis que a tornam aptas para viver em sociedade.

Também através das brincadeiras, as crianças desenvolvem a atenção, a memória, a coordenação.

Com o jogo dramático, instiga a criança à vários caminhos de aprendizagem, pois desenvolve a função simbólica, ou seja o raciocínio infantil.

A brincadeira quando bem conduzida e estimulada no ambiente escolar, podem auxiliar na aprendizagem infantil, tanto culturalmente ( matemática, linguagem escrita, artes, etc) quanto   as funções psíquicas.

O artigo  em questão, alvo  deste resumo, efetuou uma pesquisa com os objetivos de compreender, analisar e perceber, a importância  e o papel que as brincadeiras realizadas no contexto escolar, exercem na aprendizagem, na socialização e no desenvolvimento da personalidade da criança de 4 a 6 anos. Para isso, além das pesquisas literárias, foram feitas observações das crianças, dos professores, das atividades, do espaço escolar, da rotina, ou seja do ambiente escolar como um todo e como o horário das brincadeiras são trabalhadas frente ao papel alfabetizador que a Educação Infantil tem assumido atualmente.

A conclusão preliminar da pesquisa, aponta para a fundamentação de que as brincadeiras são veículos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem, dando à criança a oportunidade de descobrir, aprender e explorar o mundo em que vive. Favorece também o desenvolvimento da auto estima, da criatividade e do psique infantil, além  das nções de regras e papéis sociais.

Referências  Bibliográficas

A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. In: Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, ano V, jul, nº10, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 de outubro de 2015.

As brincadeiras na educação infantil. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MkugbRG9DB4>. Acesso em: 30 de outubro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com