TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM INFANTIL ATRAVÉS DA ARTE

Por:   •  17/12/2019  •  Seminário  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

A LINGUAGEM INFANTIL ATRAVÉS DA ARTE

Camila Archette Santana Silva

Daiane Silva Sodré

Katiane Santos Silva

Prof.ª Sandra Lima Borges

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 2297/4) – Pratica Interdisciplinar: Infância e suas linguagens

(01/10/2019)

        

RESUMO

Este presente trabalho tem como objetivo apresentar a arte como forma de linguagem dentro do ambiente escolar, expondo sua importância e resultados. Verificamos que a arte é uma linguagem muito especial na educação infantil onde mesma proporciona a criança a mergulhar num universo de emoções que carrega dentro de si. Observamos também que o professor deve ser um facilitador para o desenvolvimento artístico destas mesmas crianças. A metodologia adotada para a confecção desta pesquisa foi procurar em fontes bibliográficas e literaturas diversificadas que quando coletadas e comparadas foram de grande valia para a conclusão de que a arte é sim de grande importância na vida de qualquer ser humano independente da sua cultura vivenciada.

Palavras-chave: Arte; Educação; Infância.

1. INTRODUÇÃO        

Existem inúmeras formas de linguagens dentro do universo infantil. Sabe-se que ensinar a criança é totalmente diferente de ensinar a um adulto, faz-se necessário saber se achegar, se expressar e se fazer compreensível pela criança.

Este trabalho falará sobre a forma de linguagem denominada arte e aqui iremos apresentá-la como forma de linguagem dentro do contexto escolar expondo sua importância e seus reais resultados.

Para tal, em cada tópico buscaremos discutir com clareza o real rendimento e funcionalidade do uso da arte como linguagem, relataremos as formas e maneiras variadas de se ensinar arte e relacionaremos os prós e contras de se ensinar através da arte sob o ponto de vista do educador.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O que é arte?

Podemos definir arte como um recurso utilizado pelo homem para se expressar exteriorizar suas emoções, idéias e até refletir a cultura e pensamentos dele e da sociedade que vive.

Existem várias formas de se expressar a arte, seja através da música, dança, pintura, escultura, teatro literatura, dramaturgia, jogos, fotografia e até arte digital. Dentro da sala de aula é possível trabalhar todas essas formas.

A arte é um universo gigantesco que segundo Barbosa (2002) “supera o estado de despersonalização, inserindo o individuo no lugar ao qual pertence, reforçando e ampliando seus lugares no mundo”.

Enfim, a arte permite ao homem libertar-se ao mundo exteriorizando o que sente, pensa ou sabe.

2.2 Educar com arte

Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas é ajudar o outro a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade, oferecendo varias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos aquele que é compatível consigo. E dentro desse enorme leque de ferramentas encontra-se a arte.

A arte é uma forma ampla e muito variada que o professor tem para trabalhar em sala. Arte é criação e o ato de criar permite um ato de amor na escola, de afetividade, de completa interação e profunda troca.

Com arte o professor tem a possibilidade de ensinar de forma leve e prazerosa e assim também o aluno se sentirá a medida que se abre a essa forma de aprender.

Dando total importância a arte, Campbell afirma que:

“... não é por acaso que, desde a remota antiguidade, a arte tem sido considerada como um meio e recurso da educação, isto é, como certa modificação duradoura do nosso comportamento e do nosso organismo.”

Sendo mais objetivo, isso que dizer que através da arte aprendemos não só no âmbito educacional, mas que esse aprender é algo que nos transforma nos modifica, exterior e interiormente.

O campo artístico é vasto, amplo e não se restringe apenas ao desenhar ou colorir como se pensou durante um bom tempo.

Hoje se percebe que a arte esta inserida em tudo, existem inúmeras formas de se expressar arte e cada uma delas tem grande valia. Dentro de sala é mais comum e habitual que se usem materiais e se façam trabalhos manuais durante as aulas de arte, mas como foi dito anteriormente a arte vai muito, além disso.

Segundo Campbell (2017) “a importância que a arte desempenha na sociedade é colossal, a arte introduz cada vez mais ação pela paixão, pois ela rompe o equilíbrio e modifica a vontade em um sentido novo.”.

Trabalhar com arte possibilita ampliar as formas de expressão e o universo criativo e imaginário das crianças, pois se trata de uma linguagem especial e se bem trabalhada permite ao aluno mergulhar em si mesmo e expressar fora o que se sente por dentro.

Como disse Fonte (2017) em seu artigo “... quando um homem quer falar ao coração dos outros homens, ele o faz pela linguagem da arte.” Durante o processo de arte o aluno desenvolve seus aspectos sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico e com isso esta sempre evoluindo, mudando e avançando.

2.3 A Importância da arte na linguagem infantil

A linguagem apresenta-se na infância de diversas formas seja ela escrita, verbal, representada através de desenhos, pinturas, colagem entre outros meios.

A arte é uma forma de linguagem onde conseguimos demonstrar os nossos sentimentos, emoções, transmitir a realidade que vivenciamos no nosso cotidiano. Para as crianças a arte pode ser transmitida com mais facilidade devido a sua vivencia na escola que é um espaço coletivo com diversas realidades.

Através da arte as crianças desde cedo conseguimos mostrar as suas habilidades, interpretar o que sentem para as crianças as “cem linguagens” existe e que devem ser consideradas, especialmente na educação infantil como diz o poema de Loris Malaguzzi.

Para muitos o ensino da arte na educação infantil é apenas um “passatempo” porem a arte serve como um modo de se expressar para a criança como diz ROTTA (2005 apud Bona et al, 2005):

“Se a gente conseguisse que a arte dentro da educação infantil, levar ela nesse sentido, de que ela pode criar, pode romper com o que está estabelecido, é que a gente vai dar a questão de autoria, mais geralmente a arte é, vista dentro das atividades pedagógicas, então tem um momento específico para a arte.”

2.4 Apresentação da arte na educação infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (347.2 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com