TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO RELIGIOSA INFANTIL ATRAVÉS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL.

Por:   •  13/4/2016  •  Artigo  •  6.018 Palavras (25 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

DANIELA CAMARGO DE O. UZAN (RA: 1101549)

LUCILENE ARAÚJO SILVA (RA: 1102050)

Licenciatura em Pedagogia

FORMAÇÃO RELIGIOSA INFANTIL ATRAVÉS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL.

Orientadora: Prof. ª Dalma Aparecida de Camargo

LAGOA DA CONFUSÃO - TO

2015.

DANIELA CAMARGO DE O. UZAN (RA: 1101549)

LUCILENE ARAÚJO SILVA (RA: 1102050)

Licenciatura em Pedagogia

FORMAÇÃO RELIGIOSA INFANTIL ATRAVÉS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL.

[pic 2]

LAGOA DA CONFUSÃO – TO

2015.

DANIELA CAMARGO DE O. UZAN (RA: 1101549)

LUCILENE ARAÚJO SILVA (RA: 1102050)

Licenciatura em Pedagogia

FORMAÇÃO RELIGIOSA INFANTIL ATRAVÉS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL.

[pic 3]

Aprovado em: ___________/______________/ 2015

LAGOA DA CONFUSÃO – TO

2015.

AGRADECIMENTOS

Ao concluir este trabalho, gostaríamos de agradecer, primeiramente a Deus, por ter colocado em nosso intimo esta vontade de crescer e evoluir profissionalmente, elevando nossos parâmetros de vida! Depois por ter nos enviado o Coordenador Osvaldo até a nossa cidade e aberto este novo caminho de perspectivas maravilhosas, e por ter nos dado uma tutora por quase estes longos 4 anos de estudos, ela nos fez perseverar, lutar e ouvir o nosso intimo de vitória!

A você nossa querida Orientadora: Dalma Aparecida Camargo os nossos mais sinceros agradecimentos por lutar junto conosco e não nos deixar desistir nunca, juntamente com a nossa família que em conjunto com as nossas ansiedades e angustias se formam conosco!

Por ultimo e não menos importante a vocês FAMÍLIA maravilhosa que acompanhou de pertinho todas as nossas lutas de nervosismo, angustias e paradoxos educacionais que nos fazem comemorar hoje!

 

FORMAÇÃO RELIGIOSA INFANTIL ATRAVÉS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOCULTURAL.

RESUMO

Este artigo aborda o currículo na escola, pois é a partir desse que se estabelecem as diretrizes, para o ensino. Discutir a formação do currículo escolar nos documentos oficiais fazendo uma reflexão acerca da forma como este tema tem sido tratado de acordo com sua significativa importância para o processo sócio educacional propondo uma análise crítica investigando a formação do currículo escolar sendo referenciada nos documentos legais do país, os quais servem como base para um bom desenvolvimento da educação brasileira. Neste trabalho, serão três os documentos legais analisados: a Constituição Federal Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN). Tendo em consideração o estudo do currículo, mostramos que a educação religiosa é uma disciplina que requer uma importância tanto como às outras. Observando que a mesma se predispõe em vários aspectos a serem conceituados com sua importância para a formação do cidadão. Tendo como objetivos de identificar o quanto a educação religiosa é fundamental para a valorização do homem com ser social e cultural. E conhecer como é colocada pelo sistema educacional brasileiro a posição da educação religiosa no contexto curricular das escolas. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, em livros, e pesquisas na internet para fundamentar todo o trabalho na área da educação religiosa inserida no ensino regular da educação infantil se baseando nos princípios morais e os valores familiares.

Palavras – chaves: currículo, disciplina, educação religiosa, educação básica.

ABSTRACT

This article discusses the curriculum at school, because it is from this that establish the guidelines for teaching. Discuss the formation of the school curriculum in official documents making a reflection on the way this issue has been dealt with according to their significance to the educational partner process proposing a critical analysis investigating the formation of the curriculum being referenced in the legal documents of the country, which serve as the basis for a good development of Brazilian education. In this work, there will be three legal documents analyzed: the Brazilian Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (RCN). Taking into account the study of the curriculum, we show that religious education is a discipline that requires an amount as much as the others. Noting that it predisposes in various aspects to be respected with its importance to the training of citizens. With the objective of identifying how religious education is crucial to the enhancement of man to be social and cultural. And to know how is placed by the Brazilian educational system the position of religious education in the curricular context of schools. The methodology used is the literature, in books, and research on the internet to support all the work in the area of ​​the inserted religious education in mainstream education of early childhood education based on moral principles and family values.

Key - words: curriculum, discipline, religious education, basic education.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a questão do currículo inserido na escola, pois é a partir desse que se estabelecem as diretrizes, para o ensino. Discutir a formação do currículo escolar nos documentos oficiais significa fazer uma reflexão acerca da forma como este tema tem sido tratado de acordo com sua significativa importância para o processo sócio educacional, ou seja, o que se propõe é uma análise crítica que investigue de que maneira a formação do currículo escolar e referenciada nos documentos legais do país, os quais servem como base para um bom desenvolvimento da educação brasileira. Neste trabalho, serão três os documentos legais analisados: a Constituição Federal Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN). Tendo em consideração o estudo do currículo, mostramos que a educação religiosa é uma disciplina que requer uma importância tanto como às outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com