TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO

Por:   •  5/9/2015  •  Monografia  •  4.546 Palavras (19 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 19

LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO

 

 

RESUMO

O presente artigo pretende destacar a importância da literatura infantil nas séries iniciais. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, na maioria das vezes contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. Nos anos iniciais da educação formal, a criança está ainda na fase dos sonhos e gosta de ouvir histórias que instigam seu mundo imaginário e, por isso a literatura infantil tem grande importância neste processo. Os livros de literatura devem fazer parte da vida dessa criança. A leitura de bons livros facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento, aprendizagem e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, ser considerada uma brincadeira, mas na realidade é o momento inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais, sendo inserida gradativamente em seu cotidiano. É fundamental ainda, considerar o lúdico na Literatura Infantil. A sua contribuição para o desenvolvimento integral do aluno, é de grande importância, não só no aspecto cognitivo, mas na formação integral do ser humano.

Palavras-Chave: Aprendizagem, Criança, Leitura, Literatura, Lúdico.

INTRODUÇÃO

Neste artigo científico, a preocupação se volta para o ambiente da sala de aula, lugar onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem a que se submetem os alunos e professores dentro de um ambiente escolar. Ao perceber o grande interesse das crianças em ouvir histórias e, através das práticas de docência desenvolvidas nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, despertou-se para o estudo e escolha do tema: Literatura Infantil Através do Lúdico.

Nesse sentido, foi dado continuidade ao estudo com o tema acima citado, cuja problemática evidenciada é como a Literatura Infantil pode intervir no processo de formação do leitor; com objetivo de conhecer a literatura infantil e suas inúmeras possibilidades como parte integrante do processo de formação, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Também evidencia através da pesquisa bibliográfica a importância da literatura infantil na educação infantil e nas séries iniciais, a fim de trabalhá-la como o melhor caminho para a leitura, buscando envolver o educando em atividades que motivem o despertar pelo gosto e pelo interesse de ler, a fim de não tornar a leitura uma tarefa massificante.

Desde surgimento da literatura infantil foram criados e pensados livros especiais para crianças, com intuito pedagógico, utilizados como instrumento de apoio ao ensino. O livro em sala de aula, atualmente, tem seu uso ligado ao objetivo de formar cidadãos críticos e reflexivos, que possam transformar a realidade em que vivem.

Além de tratar-se de um direito democrático, a leitura constitui-se um instrumento básico essencial para a formação educacional e cultural da criança e do adolescente, e a literatura o ponto de partida para a formação de leitores, introduzindo-os de maneira positiva no mundo da escrita.

Deste modo, a literatura infantil torna-se indispensável, e assim os professores dos anos iniciais do ensino fundamental devem trabalhar todos os dias com a literatura, pois nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser colocados à disposição das crianças, como uma coleção de sentimentos e emoções que favorecem o gosto pela literatura como forma de lazer e diversão.

Este trabalho busca retomar a origem da literatura infantil e descrever, através de uma análise crítica, o quanto é necessário e importante a apresentação através do lúdico. Para que o trabalho com as obras literárias seja um momento prazeroso e significativo, considera-se imprescindível o papel do professor na orientação literária para que o ato de ler seja não apenas um momento de aprendizagem, diálogo, crítica, reflexão, distração e elaboração, mas que o lúdico possa permear este trabalho, construindo agentes culturais.

1. ORIGEM DA LITERATURA INFANTIL E SUA EVOLUÇÃO

A literatura surgiu quando o homem sentiu necessidade de transmitir sua herança cultural através da oralidade. Com a intenção de passar para as crianças, na época vistas como adultos em miniatura, os princípios moralistas, surgiram então as lendas, mitos e narrativas folclóricas.

        Mais tarde as escolas cristãs produziram os primeiros livros para crianças, os catecismos. Somente a partir dos contos de fada é que as histórias são direcionadas realmente para crianças com a preocupação de incluir magia, emoção e ao mesmo tempo despertar a imaginação, a criatividade e conhecimento, sendo, portanto ainda bem aceitas até a atualidade.

A Literatura Infantil, como toda obra de arte, desenvolve não só a imaginação das crianças, como também contribui de forma valiosa e enriquecedora, para a construção do conhecimento, exercendo forte influência pedagógica na formação do pensamento crítico e reflexivo de um sujeito participativo, consciente e comprometido com o seu mundo, pois auxilia na ampliação, transformação e enriquecimento das próprias experiências de vida.

Hoje, sabe-se que a literatura infantil precisa fazer parte do dia-a-dia das crianças, pois, através da palavra, da imagem, do sentido da história, da reflexão sobre o próprio saber é que o indivíduo torna-se mais acessível a mudanças, penetra no mundo da fantasia e vivencia seus sentimentos, conflitos e emoções.

O ideal da Literatura Infantil é fazer com que as crianças unam o entretenimento e a instrução ao prazer da leitura. Portanto, a literatura vem educar a sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens. A criança pode desenvolver as suas capacidades de emoção, admiração, compreensão do ser humano e do mundo, entendimento dos problemas alheios e dos seus próprios; enriquecendo, principalmente, as suas experiências escolares, cidadãs e pessoais. (COSTA, 2005, p 61)

Neste sentido, a literatura é uma ferramenta de valor extraordinário, pois alimenta a imaginação saudável da criança, através da beleza própria de suas palavras, aguçando assim sua criatividade, formação moral e social.

        No Brasil, a literatura infantil surge como obra pedagógica adaptada de produções portuguesas. Mais especificamente foi com Monteiro Lobato que abriram-se novos caminhos para a literatura infantil, com obras diversificadas, nas quais os personagens vivenciam um mundo de ficção e imaginação. Seu êxito entre as crianças decorre do fato de elas se sentirem identificadas com as situações narradas, bem à vontade diante de todos os momentos afetivos e envolvidos em um universo maravilhoso ou mágico, pois a maior característica das obras de Lobato era unir o real e o imaginário em situações naturais e cotidianas que só poderiam ser vividas num mundo de fantasia, rompendo padrões pré-fixados e unindo a literatura infantil a aspectos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com