TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM

GLAUCE ALVES TONELLI

A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM

GLAUCE ALVES TONELLI

A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Artigo Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do Título Especialista em Docência no Ensino Superior.

BAURU/SP, SETEMBRO DE 2015.[pic 1]

Resumo

Considerando as diversas formas e práticas avaliativas no ensino superior, bem como a mobilização de valores e a promoção de uma visão ampla sobre o modo de educar, os objetivos do presente estudo foram: (a) realizar uma revisão bibliográfica crítica sobre a prática avaliativa no ensino superior e (b) identificar como as práticas avaliativas utilizadas pelos professores podem influenciar a aprendizagem dos universitários. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico com base em uma pesquisa qualitativa. A busca pelo material científico ocorreu através das bases de dados do Scielo e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: “práticas avaliativas no ensino superior”, “avaliação no ensino superior”, “métodos avaliativos para alunos de graduação” e “métodos avaliativos no ensino superior”. A partir do levantamento de cinco artigos científicos, constatou-se que nem sempre os docentes do ensino superior privilegiam ações avaliativas que refletem em uma boa progressão curricular e sucesso profissional dos alunos. Nesse sentido, notou-se que as escolhas avaliativas podem tanto ampliar quanto limitar as oportunidades de aprendizagem em universitários. Diante disso, há a importância de cursos de pós-graduação/especialização/capacitação profissional, que promovam momentos de auto-reflexão sobre suas práticas nessa etapa de ensino, a fim de que desenvolvam um melhor comprometimento com a formação de outros futuros profissinais, sejam eles dos cursos de licenciaturas ou bacharéis.

Palavras-chave: Ensino Superior. Docência. Prática avaliativa.

Introdução

Considerando que nas últimas décadas o número de alunos nos centros universitários aumentou consideravelmente, assim como o quadro de docentes, várias são as questões didáticas que devem ser refletidas sob esses aspectos. O ensino nas universidades necessita partir de uma atitude inovadora e investigativa, ou seja, fundamentar-se os saberes reflexivamente, analisando sempre a sociedade em que o sujeito faz partea fim de não proporcionar respostas, mas sim desenvolver o espírito crítico dessa população (GARCIA, 2001).

Os métodos e instrumentos avaliativos são quesitos fundamentais nesse processo de investigação e elaboração de conhecimentos. A forma de avaliar conduz o professor para algumas imprecisões em relação as seguintes questões: O que avaliar?; Como avaliar?; Quais os melhores métodos para avaliar a aprendizagem dos estudantes na graduação, considerando as diretrizes atuais para a educação superior?.

Seguindos tais demandas, para que os estudantes cultivem o pensamento crítico/reflexivo, assim como o desenvolvimento de capacidades de elaboração teórico-conceitual, de aprendizagens necessárias para resolver problemas complexos, e a aquisição de competências coerentes com as novas exigências do mercado de trabalho, deve haver uma revisão nos fundamentos e nas práticas de avaliação da aprendizagem dos estudantes no nível superior (GARCIA, 2009).

Nesse sentido, com base em tais práticas pedagógicas constata-se que há diversas formas e combinações no ato avaliativo. No entanto, o professor deve atentar-se para a intenção com que são realizadas tais medidas, pois elas podem resultar em uma aprendizagem efetitiva ou não dos alunos no percurso de sua formação (VASCONCELLOS; OLIVEIRA; BERBEL, 2006). Além disso, a escolha por uma delas acaba sendo complexa e subjetiva passando a envolver mais do que instrumentos e métodos, pois mobilizam valores e promovem uma visão bastante ampla sobre o ato de educar (GARCIA, 2009).

Ressalta-se ainda, que as formas avaliativas predominantes no ensino superior refletem não somente as escolhas pedagógicas exercidas pelos docentes, mas, também, as diretrizes curriculares dos cursos universitários, ou seja, a própria cultura institucional acaba influenciando tal processo. A fim de aprofundar essas questões os objetivos do presente estudo foram: (a) Realizar uma revisão bibliográfica crítica sobre a prática avaliativa no ensino superior e (b) Indentificar como as práticas avaliativas utilizadas pelos professores podem influenciar a aprendizagem dos universitários.

Desenvolvimento

O presente estudo tem por base a pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Segundo Costa e Zoltowsi (2014), a revisão bibliográfica se refere ao processo de reunião, avaliação crítica e sintética de resultados de múltiplos estudos, permitindo inclusive, maximizar o potencial de uma busca encontrando o maior número possível de resultados de uma maneira organizada.

A partir desse tipo de pesquisa torna-se possível conhecer temáticas, enfoques teóricos, além de apontar o que vem sendo produzido na área nos últimos anos. Ainda para Costa e Zoltowsi (2014), a pesquisa bibliográfica se remete a etapas básicas, a considerar: delimitação da questão a ser pesquisada; escolha das fontes de dados; eleição das palavras-chave para busca (descritores); busca e armazenamento dos resultados; seleção de artigos pelos resumos, a partir dos critérios de inclusão e exclusão elencados pelo autor; extração dos dados das produções científicas selecionadas; avaliação crítica dessas produções e, por fim, síntese e interpretação dos dados.

Partindo destas questões, o tema abordado por esta pesquisa “A prática avaliativa no ensino superior”, contou com a busca de material científico através das bases de dados do Scielo e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: “práticas avaliativas no ensino superior”, “avaliação no ensino superior”, “métodos avaliativos para alunos de graduação” e “métodos avaliativos no ensino superior”. Os materiais encontrados (artigos científicos) foram armazenados e selecionados por meio dos resumos, ou seja, a partir da leitura dos resumos foram separados os que estavam relacionados aos objetivos do presente estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com