TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Língua Portuguesa

Por:   •  14/4/2022  •  Exam  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CAMPUS FLORESTA

CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS (CEL)

DISCIPLINA: Língua Portuguesa I ( CMULTI1065 )

EXAME

A prova é síncrona, a câmera deverá permanecer aberta todo o tempo, as respostas

podem digitadas ou manuscritas. Se manuscritas, dever ser legivelmente

fotografadas e enviadas ao professor ao término por whatsapp. Se digitadas, salvar

o arquivo e enviar no e-mail:  

As questões a seguir estão baseadas no texto “Lutar com palavras” (ANTUNES,

2005), páginas 23-42.

  1. De que modo a primeira insuficiência do ensino influencia a próxima insuficiência?

R: A primeira insuficiência do ensino da língua influencia a segunda insuficiência na medida em que contribui para redução das oportunidades de escrita. Isto é, a autora alerta que a primeira insuficiência do ensino está relacionada com a precedência da oralidade informal em detrimento da produção escrita dos alunos, isto ocorre quando o professor faz uma espécie de tradução oral do que está escrito, pois acredita que está facilitando a compreensão dos alunos. A segunda insuficiência está totalmente relacionada com este cenário, pois parte da ideia de que as poucas oportunidades de escrita não possuem um objetivo para além da finalidade escolar, onde as atividades de escrita são sempre elaboras com o objetivo de atender as demandas escolas, sem pensar em como o aluno irá utilizar leitura e escrita na vida cotidiana. Deste modo, a primeira insuficiência influencia a segunda insuficiência, pois contribui para a redução das oportunidades de escrita e leitura, que quando realizadas limitam-se a poucas aulas de redação e atividades de leitura sem um significado específico.

  1. Como explicar a aversão dos alunos à atividade de escrever?

R: Essa aversão dos alunos à atividade de escrever está relacionada com as condições em que ocorre o estudo da escrita e da leitura: pouco estimulo a leitura e a realização de atividades de escrita desvinculadas de um sentido efetivo, distantes da comunicação utilizadas pelos alunos no dia a dia. Além disso, a falta de livros adequados para professores e alunos contribui para esse cenário.

  1. Quais são as bases da escrita interativa, ou seja, da escrita como atividade contextualizada?

R: Antunes utiliza o termo escrita interativa para expressar que a produção escrita não é neutra ou isenta de um contexto. Para a autora, escrever é uma atividade influenciada por muitos fatores, entre eles a cultura, tempo, espaço físico e valores.  

  1. Para a autora, o que significa “competência comunicativa”?

R: O conceito de competência comunicativa é descrito pela autora como a competência para formular e entender textos, orais e escritos.

  1. Na opinião da autora o estudo do texto na escola “não chega ao discurso, nem à

compreensão do que se faz através dele na reprodução e na criação das representações

culturais”, porque isso acontece?

R: Ao afirmar que o estudo da escola não chega ao discurso, nem à compreensão do que se faz através dele na reprodução e criação das representações culturais, a autora expressa que o ensino da escrita vem sendo realizado por meio de frases soltas, que não possuem sentido algum fora do texto. Nesse sentido, a autora destaca que a escola não tem trabalhado com o texto em sua totalidade, contribuindo assim para um estudo vazio da língua, que pouco servirá para além do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com