TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática da pesquisa no exercício da docência

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

              Aline Lopes

              A prática da Pesquisa no Exercício da Docência

A prática da pesquisa de um professor é fundamental ainda mais nos dias de hoje, para que o educando esteja sempre atualizado com novas maneiras de transmitir o conhecimento para seus alunos, incentivando-os também ao ato da pesquisa, fazendo trabalhos e dinâmicas que os alunos não recebam tudo pronto e sim os instigar para que busquem e sintam a necessidade de procurar as respostas das suas dúvidas, auxiliando-os e mostrando os vários tipos de maneiras de se fazer uma pesquisa.

Através da pesquisa professor e aluno entram em sintonia, o aluno torna-se um sujeito com o olhar crítico e questionador, e o docente consegue o acompanhar no seu raciocínio, intervindo e o mostrando sempre como chegar a seu objetivo com êxito.

Para que a pesquisa se torne mais fácil é preciso pensar o que você já sabe sobre o assunto e o que você quer saber sobre o assunto, são questões centrais da investigação para uma melhor pesquisa. Se não houver a dúvida, não há movimento de renovação do conhecimento, não há transformação. O ato de formular questionamentos conduz ao movimento de aprender, onde a dúvida desencadeia um processo de busca de respostas e tomadas de decisões (MORAES ET AL, 2002). Ou seja o professor deve trazer o problema para sala de aula,  questionar e indagar seus alunos para que os incentivem a querer saber as respostas, tornando-se assim alunos autônomos e cada vez mais questionadores e reflexivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (294.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com