TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação Unidade

Por:   •  27/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia da Educação – Unidade 1

O desenvolvimento humano é cercado de teorias que foram evoluindo com o tempo e com os novos desafios pelos quais a humanidade passou. Em nossos estudos, vimos que Sigmund Freud desenvolveu a Teoria Psicanalítica e os conceitos do aparelho psíquico formado pelo consciente, pré-consciente e inconsciente, chamada de teoria topográfica. 


Avaliação dissertativa.


Explique como os componentes da teoria topográfica estão relacionados com  o desenvolvimento humano. 

De acordo com os estudos de Sigmund Freud, conhecido como o pai da psicanálise, a Teoria Topográfica (ou aparelho psíquico) se refere ao modo como Freud compreende a estrutura da Psique. Traz o conceito de consciente, pré-consciente e inconsciente, e justifica-se que aquilo que é consciente está relacionado ao momento atual, e é diferente àquilo que está no inconsciente.

Freud descreveu a mente como um iceberg, sendo, a parte visível correspondente a Consciência, que está relacionada ao momento atual, como nossas percepções, sensações, etc. O Pré-consciente é a parte da mente que ora está submersa, ora toca superfície da consciência, e constitui-se por memórias e convicções que são acessadas de forma moderadamente fácil. Por fim, há uma parte oculta, que equivale ao Inconsciente, onde se abriga os desejos e experiências reprimidas.

Podemos que concluir que as teorias de Freud são de grande importância para o entendimento do desenvolvimento humano, pois seus estudos auxiliam na percepção de que podemos ter passado por diversas experiências das quais não nos lembramos, o que está no nosso consciente ou inconsciente explicita o conhecimento de que nosso comportamento é, muitas vezes, determinado por acontecimentos que não temos discernimento, e compreende-se também como funcionam as ramificações da mente e da psique humana.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com