TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Unidade iv

Por:   •  1/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

                                        

Pode-se afirmar que a teoria da expectativa busca entender as necessidades individuais de seus funcionários, a expectativa, valência e instrumentalidade significa ao juntarmos estes três componentes que algo será feito com o foco principal na recompensa que será obtida.

Para o teórico as pessoas agem de acordo com o que pensam ser bom ou não falando de recompensa, ou seja, o que é oferecido pode ser visto como gratificante ou não. Se acha que o que está sendo proposto lhe motiva ele continua se esforçando para um bom desempenho, pois, é desta forma que as pessoas acreditam estar em busca dos seus objetivos pessoais.

A Teoria da Expectativa busca juntar os objetivos da motivação com as necessidades individuais de cada trabalhador, já quando falamos da Teoria da Equidade, falamos que a questão da motivação, desempenho e satisfação estão totalmente ligadas a influencia pela recompensa. Fazendo com as pessoas esqueçam a necessidade do esforço e pensem só no que será oferecido.

Fala-se muito nesta teoria o fato das pessoas compararem a sua remuneração, o reconhecimento, bônus entre outros aspectos com o de outros colaboradores, as pessoas tentam se igualar as outras e acabam recebendo de forma negativa o fato de existem as diferenças. Existe muito essa comparação, foi o que podemos notar também na pesquisa divulgada na revista Nature, tanto as pessoas quanto os animais não aceitam ganhar diferente por achar que são iguais, que fazem as mesmas coisas, que exercem a mesma função e acabam esquecendo da diferença que existe quando se fala de competência, conhecimento e dedicação, para um trabalhador isso é analisado diariamente e para um animal seja ele qual for também existe essa comparação entre eles, ou seja, hoje o macaco vai ganhar mais porque se comportou melhor que o outro, ou esse mês o Sr. X estará recebendo um bônus porque se destacou de diversos maneiras, não chegou atrasado, aumentou sua produção porém não interviu na qualidade do que foi produzido. Enfim tudo isto deve ser analisado dentro de uma instituição e fora dela como é o caso dos macacos prego.

As pessoas acham injusto o fato de que outras pessoas exerçam a sua mesma função ou cargo e que seja remunerado com um salário diferente, acham que isso não pode acontecer e com isso acabam passando a ser menos responsáveis em situações como não produzindo mais o que antes produzia, achar que trabalha mais que o outro e ganha a mesma coisa, ou até menos e o pior que é querer prejudicar o outro que faz parte do seu dia a dia dentro do ambiente organizacional.

E pra que isso não aconteça as  empresas devem passar a enxergar melhor aquele que tem mais tempo de casa, não fazendo com o que o mesmo passe a se vangloriar e sim nunca deixe de acreditar que é bem visto e que tem valor, pois, cada um tem o seu valor. E buscar recompensá-los sempre por suas competências e não por produção para que isso não venha acarretar prejuízos para própria empresa.

Por as pessoas levarem a equidade para o lado da iniquidade por acharem injusto, acho que a melhor coisa a se fazer, é reconhecer a todos como já falei por suas competências, habilidades e dedicação, deixando claro que é isso que leva a todos ao seu crescimento tanto profissional quanto individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com