TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação objetivos-conteúdos- e métodos

Por:   •  24/5/2018  •  Seminário  •  3.058 Palavras (13 Páginas)  •  32.816 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

Conteúdos                                                                                                                    pag.

Introdução        3

Objetivos        4

Geral        4

Especifico        4

Método        5

Relação objetivos-conteúdos- e métodos        6

Classificação dos métodos e técnicas de ensino e aprendizagem        7

Método de exposição pelo professor        7

Método de trabalho independente        10

Método de elaboração conjunta        11

Conclusão        13

Referências bibliográficas        14


Introdução

O processo de ensino se caracteriza pela combinação de actividade do professor e dos alunos. Estes, pelo estudo das matérias, sob a direção do professor, vão atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas conjuga objectivos, conteúdos, métodos e forma organizativa do ensino. Os métodos são determinados pela relação objectivos-conteudo. E referem-se aos meios para alcançar os objectivos gerais do ensino. Os métodos de ensino regulam as formas de interacção entre o ensino e aprendizagem, entre o professor e os alunos, cujo resultado é a assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.

Objetivos

Geral

  • Conhecer o conceito de métodos de ensino;

Especifico

  • Classificar os tipos de métodos de ensino;
  • Caracterizar cada tipo de método.

Método

Método o significado etimológico da palavra método é: o caminho a seguir para alcançar um fim. Os métodos de ensino devem definir-se como as formas de organizar a atividade cognitiva dos alunos, que assegura o domínio dos conhecimentos, dos métodos do conhecimento e da atividade prática, assim como a educação do aluno no processo docente (Skatkin).

Método de ensino é o modo de gestão da rede de relações que se estabelecem entre o formador, o formando e o saber no seio de uma situação de formação (Pinheirio e Ramos).

Método de ensino é um modo de conduzir a aprendizagem, buscando o desenvolvimento integral do educando, através de uma organização precisa de procedimentos que favoreceçam a consecução dos propósitos estabelecidos. (Sant’anna e Manegolla).

 E, nesse sentido, Risk, citado por Santanna e Manegolla, refere que os procedimentos de ensino são conjuntos de atividades unificadas, relacionadas com os meios de ajuda para a obtenção dos resultados pretendidos.

Método de ensino ou didáctico é o conjunto de procedimentos lógica e psicologicamente

ordenados, de que se vale o professor, para levar o educando a elaborar conhecimentos, a adquirir técnicas ou habilidades e a incorporar atitudes e ideais. (Nérici)

Segundo Libâneo, (1992) Métodos de ensino são um conjunto de acções, passos, condições externas e procedimentos utilizados intencionalmente pelo professor para dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos. Ou seja, são as acções do professor pelas quais se organizam as actividades de ensino e dos alunos para atingir objectivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico. Eles regulam as formas de interacção entre o ensino e aprendizagem, entre o professor e os alunos, cujo resultado é a assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos. De facto, a par do conceito de método, na actividade docente tenta-se estabelecer uma diferenciação entre o método e técnica de ensino. No entanto, não é fácil estabelecer fronteiras bem definidas entre estas duas componentes essenciais da formação. Na literatura sobre o assunto não encontramos unanimidade. Alguns autores consideram como método o que outros reduzem à simples técnica, sendo o contrário igualmente verdadeiro.

RANJAR, (2006) Define Técnicas como a operacionalização do método. Se um professor por exemplo quer utilizar um método ativo para atingir os seus objectivos, poderá o racionalizar esse método através da utilização de diferentes técnicas de dinâmica de grupo

Relação objetivos-conteúdos- e métodos

Libâneo, (1992) diz que ao longo do estudo tem- se tratado sistematicamente desta questão fundamental do processo de ensino. Os métodos não têm vida independentemente dos objetivos e conteúdos, assim como a assimilação dos conteúdos depende tanto dos métodos de ensino como dos de aprendizagem.

A primeira consideração que devemos fazer a esse respeito é que o conteúdo de ensino não é a matéria em si, mas uma matéria de ensino, selecionada e preparada pedagógica e didaticamente para ser assimilada pelos alunos. Ao dizermos isso, queremos insistir em que não basta transmitir a matéria, ainda que levemos as condições prévias dos alunos.

Os objetivo não expressão não só a antecipação dos nossos propósitos em relação ao desenvolvimento e transformação da personalidade dos alunos face as exigência individuais e sociais. Os métodos, por sua vez são as formas pelas quais os objectivos e conteúdos se manifestam no processo de ensino.

A relação objectivo conteúdo método tem como característica a mútua interdependência. O método de ensino é determinado pela relação objectivo conteúdo, mais pode também influir na determinação de objectivos e conteúdos. Com o efeito, a matéria de ensino e o elemento de referência para a elaboração de conteúdos e métodos, tendo em vista a actividade de estudo dos alunos. Por sua vez, os métodos, à medida que expressam formas de transmissão e assimilação e determinadas matérias actuam na selecção de objectivos e conteúdos. Por exemplo, quando definimos os objectivos de química, deve estar incluídos neles os métodos próprios de estudo dessa matéria. Podemos dizer, assim que o conteúdo determina o método pois é a base concreta para atingir o objectos. Mas o método pode ser um conteúdo quando é também um objecto de assimilação ou seja, requisito para a assimilação activa dos conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com