TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA RECEITAS

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RECEITAS

Acadêmicos:  Lisiane

RECEITAS COLORIDAS

Objetivos

  • Proporcionar aos alunos o contato com os diversos gêneros textuais.
  • Estimular a criatividade e a socialização em grupo, através de aulas práticas e dinâmicas.
  • Promover o hábito de ler, refletir e escrever entre as crianças.

Atividades Desenvolvidas

Introduzindo o gênero receitas.

RECEITA DE BRIGADEIRO FRIO.

1° Momento: Estrutura da receita: título, ingredientes, quantidade e modo de preparo.

Apresentamos como as receitas seguem um padrão, como ela é elaborada, assim alguns alunos interagindo com nós, falavam que ajudavam suas mães em casa, percebemos que alguns já tinham o conhecimento do corpo da receita.

2° Momento: Escrita espontânea da receita no caderno do Pibid, previamente mediado por nós.

Neste momento percebemos como é importante a escrita espontânea, pois assim possibilita que a criança construa hipóteses de como se escreve a sua fala.

3° Momento: Após a escrita espontânea, mediamos à escrita correta da receita no quadro, onde eles verificaram o modo como haviam escrito com o  modo real da escrita.

Este momento as crianças, verificaram onde faltava ou sobrava letras, no nosso ponto de vista esta atividade permite uma aproximação maior com a maneira correta da escrita, as crianças vão aos poucos analisando sua maneira de escrever com a do professor.

4° Momento: Preparação e degustação em grupo da receita “Brigadeiro Frio”.

Todas as crianças ajudaram a fazer o Negrinho Frio, percebemos que trabalhando coma receita, todo grupo ficou interessado, cooperaram para o desenvolvimento da atividade.

Percebemos como é importante concretizar a receita com as crianças onde eles são o sujeitos ativos das atividades, o conhecimento se torna assim prazeroso, todas as crianças nos pediram para trazermos mais receitas.

5° Momento: Realizamos a retomada da aula passada, onde havíamos preparado a receita.

Nesta atividade realizamos o reconto oralmente com a turma, questionamos a estrutura da receita, o que vem primeiro, as crianças falaram o titulo da receita, elas próprias se corregiam quando alguma falava partes erradas da receita, isso mostra que a turma teve interesse na atividade proposta.

6° Momento: Proposta de escrita espontânea, onde cada aluno produzirá um texto referente à última aula com o tema “Brigadeiro Frio”.

Esta atividade é livre, onde percebemos como as crianças se sentem desafiadas a escreverem sozinhas, muitas ficam ansiosas, pedem ajuda, falam que não sabem, percebemos como é importante trabalhar com a escrita espontânea, pois assim, a criança desenvolve sua auto segurança, trabalhando com a alto estima, e construindo suas hipóteses de escrita, o caminho para alfabetização.

7° Momento: Desenho referente ao texto. Ao concluírem o texto, cada aluno fará um desenho referente ao mesmo em seu caderno.

Trabalhar com o lúdico e deixar as crianças viverem essa faze linda da vida a infância, essa atividade é motivadora, descontraída, todos adoram desenhar, eles mostram seus desenhos para nós todos felizes com sua atividade, isso se torna gratificante para nós, pois sabemos como é bom ensinar de uma maneira leve e prazerosa percebendo a evolução da escritas nas crianças.

8° Momento: Leitura oral para os colegas. Alguns alunos leram seus textos para os colegas.

Os alunos foram ler seus textos para a turma, nessa atividade ficamos surpresos, pois a maioria das crianças querem ler seu texto para os colegas, percebemos que  eles se sentem valorizados, alguns leem com um pouco de medo, mas nós apoiamos, ficamos ao lado incentivando-os, falamos você pode, você consegue, e assim aos poucos eles vão se familiarizando com a leitura oral, e conseguem ler seu textos, eles finalizam sorrindo contentes, pois conseguiram ler para sua turma.


MÉTODO UTILIZADO

O método utilizado neste trabalho será o de Sequência Didática, que segundo Dolz e Schneuwly (2004), são instrumentos que podem guiar professores, propiciando intervenções sociais, ações recíprocas dos membros dos grupos e intervenções formalizadas nas instituições escolares, tão necessárias para a organização da aprendizagem em geral e para o progresso de apropriação de gêneros.

A criação de uma sequência de atividades deve permitir a transformação gradual das capacidades iniciais dos alunos para que estes dominem um gênero, para sua realização, devem-se considerar questões como as complexidades de tarefas, em função dos elementos que excedem as capacidades iniciais dos alunos. Esse conjunto de aulas planejadas para ensinar um determinado conteúdo pode variar no decorrer de dias a semanas, dentre várias seqüências que podem ser trabalhadas durante o ano, de acordo com o planejado ou com as necessidades da classe, a complexidade dos desafios e dos textos deve-se aumentar gradativamente permitindo um aprofundamento do tema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com