TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Serie Crisalida e Strobel Karin

Por:   •  1/12/2023  •  Monografia  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

Serie Crisalida e Strobel Karin (2009). As Imagens do outro sobre a cultura Surda. Florianópolis. 134 páginas.

A serie Crisalidada e o livro As Imagens do outro sobre a cultura Surda trazem importantes conceitos sobre a cultura surda. A série que se passa toda a redor de uma universidade e de um grupo de amigos e é perceptível fazer relação da leitura com vários momentos da série. Alguns personagens são surdos e outros não.

No início do livro, o autor fala sobre autores que escrevem muitos livros bonitos sobre os surdos, mas que realmente não sabem o que é ser surdo e nem se colocar no lugar de um surdo. O mesmo acontece no início da série, quando a moça é atropelada e não consegue se comunicar com ninguém, apenas uma rapaz se sensibiliza e inclusive começa a estudar libras para entender a cultura surda e depois vira uma linda história de amor, infelizmente terminada por preconceito por parte dos pais do rapaz.

Esse rapaz era negro, e quando os pais dele conheceram a moça, ficaram um pouco assustados e devido a simplicidade acabaram ofendendo ela, dizendo que o rapaz poderia ter encontrado outra pessoa e não uma garota como ela, como se ela não estivesse entendendo, mas ela entendeu tudo e foi embora. E me chama muita atenção quando o rapaz fala: Preconceito? Logo nós! Quando ele diz, logo nos, ele se refere a quanto eles passam preconceito apenas por serem negros.

O interessante é que assim como esse rapaz percebeu o incomodo da namorada, no livro apareceu uma história muito parecida, que um rapaz que levou a namorada em um lugar não confortável e percebeu o incomodo, a diferença que nessa história terminou bem já na série (até o episódio que assisti) a moça ficou chateada e não quis reatar o namoro com o rapaz que ela estava gostando.

E no livro a autora traz uma reflexão com base em pesquisas, assim como o negro que conseguiu resistir o preconceito, os surdos também conseguiram, e por mais que ainda hoje em dia, haja muita resistência, é uma luta que vem a anos e que mostra para a sociedade que deu certo e que é importante.

A partir desse acidente, vários elementos começam a juntar. Esse rapaz que começa a estudar libras, conhece vários personagens na universidade. Todos os personagens são amigos, mas cada um tem sua própria história, assim como no livro que fala que os surdos tem sua própria cultura, valores, regras, comportamentos, tradições e que compartilham responsabilidades e metas de uma forte e grande comunidade de pessoas unidas e com objetivos próprios.

Um artefato muito interessante que ao se ler o livro, parece que estamos revivendo a série, é de como é as festas dos surdos, muitos se questionam se tem músicas por exemplo. Todo jovem gosta de uma festa, gosta de paqueras, e porque os surdos não poderiam ter? muitos pensam que eles não se divertem, pelo contrário, as festas deles são divertidas, tem música, tem dança, tem paquera, como qualquer festa, porque quando se fala em surdos, muitos ainda pensam que os surdos vivem isolados do mundo fazendo suposições sem sentindo, por falta de conhecimento.

Outro momento bem interessante de ser analisado é da comunicação de uma criança com sua mãe surda. A menina consegue conversar com sua mãe normalmente mesmo a criança não sendo surda. A influência que tem a convivência é muito importante, assim a criança se familiariza desde de pequena.

Sobre a comunicação de pessoas surdas em locais onde não tem nenhum interprete é muito difícil, na série passou vários exemplos dessa dificuldade, mas em mim, o que me marcou mais, foi do acidente da moça que ninguém conseguia ajuda-la e no livro a autora cita um depoimento de uma pessoa que perdeu seu voo por falta de comunicação e falta de atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com