TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Superintendência de Políticas de Desenvolvimento Profissional

Por:   •  16/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Governo do Estado de Mato Grosso

SEDUC – Secretaria de Estado de Educação

SAPE – Secretaria Adjunta de Política Educacional

SPDP – Superintendência de Políticas de Desenvolvimento Profissional

Cefapro de Pontes e Lacerda

        

PROJETO DE FORMAÇÃO DA/NA ESCOLA

ESCOLA VERENA LEITE DE BRITO

VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE/MT

2019

SUMÁRIO

1-IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA -----------------------------------------------------------02

2- DIAGNÓSTICO-------------------------------------------------------------------------------04

3-METAS E ESTRATÉGIAS---------------------------------------------------------------05/06

4-NECESSIDADES FORMATIVAS------------------------------------------------------06/07

5-PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS------------------------------------------------07

6-ORGANIZAÇÃO DA INERVENÇÃO PEDAGÓGICA----------------------------07/08

7-AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------08

8-CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------------08/09

9-REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------10

  1. IDENTIFICAÇÃO[pic 2]

A Escola Estadual Verena Leite de Brito é uma unidade escolar quilombola, localizada na Rua Municipal, n° 738, centro, Município de Vila Bela da Santíssima Trindade no Estado de Mato Grosso. CEP 78245-000.  Telefone: 3259-1234. E-mail: vst.ee.verenal.brito@educacao..gov.br e atende as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais; Ensino Médio regular e Ensino Médio profissionalizante (Informática); Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola funciona nos três períodos e tem 12 salas anexas.  

A equipe gestora é composta pela diretora Sonia Correa de Morais; pelos coordenadores pedagógicos Ana Cristina Freires, Antônio Leo Rhoden, Hélia Márcia de Souza e Margarete Aparecida de Luz Macedo. Pelo secretário escolar Eduardo Filho de Assunção Rodrigues.

  1. DIAGNÓSTICO

O resultado da última Prova Brasil/ 2015 que a escola Verena Leite de Brito participou se considerarmos a proficiência, observamos que até o 5º ano aprenderam o adequado no quesito interpretação de texto e leitura 6% dos alunos que foram avaliados como avançado, 36% proficiente, 46% no nível básico e 12% insuficientes de 77 alunos. Já até o 9º ano apenas 8% demonstraram ter aprendido o adequado em relação ao mesmo item avaliado. Quase na mesma proporção, em Matemática até o 5º ano 27%%, ou seja, 20 de 78 alunos demonstraram o aprendizado adequado e até o 9º ano apenas 4%, ou seja, apenas 03 alunos de 86. Em 2016 os resultados da Adepe/MT/AVALIA MT, embora em menor proporção, veio confirmar os dados apresentados pela prova Brasil/2015, o que nos levou a pensar em um plano de intervenção que vise superar as dificuldades de aprendizagem de nossos alunos, especificamente nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Em 2017 devido à escola ser considerada indígena não foi possível fazermos as avaliações externas, porém os resultados finais apresentaram os mesmos problemas de aprendizagem identificados anteriormente.

Baseados na ata de resultados do ano letivo de 2018 e nos resultados das avaliações externas dos anos anteriores se apresenta o seguinte diagnóstico da Escola Verena Leite de Brito: No primeiro ciclo tivemos um total de 186 alunos matriculados, destes 10% foram transferidos, 24% aprovados, 55% aprovados com progressão simples e 10% PPAP e nenhum retido. No segundo ciclo tínhamos 281 alunos, 12 % foram transferidos, 1,0% desistentes, 45% aprovados, 38% aprovados com progressão simples, 6% PPAP e nenhum retido. No 3º ciclo tínhamos 347 alunos matriculados, 20% foram transferidos, 3% retidos, 39% foram aprovados com 32% PPAP. No 1º ano do Ensino médio total de matrículas é de 343 alunos, sendo 55 matrículas de dependência, o que corresponde a 16 % do total. 5% de desistentes, 29% transferidos, 15 % aprovados, 13% aprovados com progressão parcial, 22% reprovados. No segundo ano do Ensino médio em 2018 tínhamos 182 alunos matriculados, 12% matriculados por dependência, 42% foram transferidos, 14% reprovados, 22% aprovados, 11% aprovados, aprovados com progressão parcial, sem desistências. No 3º ano do Ensino médio de um total de 108 alunos matriculados, 3% matrículas por dependência, 52% transferidos, 9% reprovados, 26% aprovados, 10% aprovados com progressão parcial. As dificuldades No Ensino Fundamental permeiam entre leitura, escrita e operações básicas matemáticas e a no Ensino médio no ano de 2018 as reprovações alcançaram maior índice nas disciplinas de matemática e física. Em relação às demais disciplinas, as análises dos resultados e dos conselhos de classe realizados ao longo do ano de 2018, demostraram as dificuldades relacionadas à leitura e interpretação de texto, que são o centro das atenções em todas as demais áreas do conhecimento. As intervenções deverão ser pensadas neste sentido a fim que a especificidade de cada disciplina seja contemplada. No ano de 2018 tivemos na sede 2 turmas de EJA, O 1º ano EJA iniciou com 51 alunos matriculados. Destes 51, 51 % são desistentes, 16 % transferidos, 25% reprovados por falta, 4% aprovados e 4% reprovados por avaliação. No 2º ano EJA, de 63 alunos, 18% foram aprovados, 21% reprovados por falta, 2% reprovados por avaliação, 15% transferidos e 48% desistentes. As turmas de EJA necessitam de intervenção em relação ao grande número de desistências dos alunos que são trabalhadores, além da distorção idade/série.

Em relação à área 21 foi realizadas reuniões com a equipe gestora da escola ao longo do ano de 2018 que facultou perceber quais seriam as demandas formativas que atenderiam suas necessidades. Pois percebemos que elas não foram completamente atendidas ainda, sendo oportuno retomar os estudos das mesmas. Os funcionários da área 21 sugeriram os seguintes temas para estudos: Legislação do funcionalismo público de MT; Ética no funcionalismo público; Relações interpessoais no trabalho. O estudo dessas temáticas contribuirá para o aprimoramento dos profissionais da área 21, bem como para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos da escola, uma vez que se os funcionários estão em sintonia com a dinâmica escolar o trabalho tende a fluir para superar os desafios que se apresentarão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com