TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência disciplina e agressividade

Por:   •  23/4/2018  •  Resenha  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR ALMEIDA RODRIGUES [pic 1]

ISEAR – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALMEIDA RODRIGUES

PEDAGOGIA

        

FLAVIANE RODRIGUES FERREIRA CASTRO

        

Trabalho apresentado ao Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues – ISEAR, Faculdade Almeida Rodrigues –FAR, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil - do curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do Profº.  Jacquelinel Dialucci Lino.

RIO VERDE–GO

2017

A VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E AGRESSIVIDADE.

Hoje na sociedade contemporânea a mídia traz de forma assídua o destaque sobre a violência entre alunos e entre professores e alunos tem sido um dos problemas do Ensino Fundamental e médio. Será que a Educação Infantil também é vitima dessa violência? Abordaremos nessa resenha as temáticas sobre violência, indisciplina e agressividade.

A violência faz parte do cotidiano de muitas pessoas inclusive ela chega ao conhecimento nas creches e pré-escola por meio de comunicação verbal e visual que é a televisão e até mesmo presenciam essa situação em seus lares.

Os estudiosos tem se deparado com a falta discriminação do termo “indisciplina” e violência no ambiente escolar. Os pesquisadores defendem que indisciplina é o nome que se da quando desrespeitam as regras que são criadas para aplicar e garantir a realização do trabalho pedagógico.

Os estudos realizados sobre o tema indisciplina e/ou violência tem sido feito no Ensino fundamental e médio e que na educação infantil não é possível usar o nome violência partindo da premissa que a criança ainda não sabe o que é certo e errado, ou seja, ela ainda não tem consciência de que esta causando danos ou prejuízos a outra pessoa. Estamos nos referindo no caso de crianças de (0 a 5 anos) que estão em fase de desenvolvimento e suas reações são provocadas pelas emoções.

Vale ressaltar que as crianças nessa faixa etária de (0 a 5 anos) ainda não possui desenvolvida completamente a linguagem por esse motivo as emoções são traduzidas por meio de gestos, podemos qualificar essa ação de indisciplina? Já que para que essa afirmação fosse verdadeira as crianças deveriam ter o conhecimento das regras de convivência social é sempre bom lembrar que a criança sujeito de diretos está em pleno desenvolvimento está sendo socializada.

Existe outro conceito para definir o comportamento das crianças o da agressividade. Segundo o psicanalista Donald Woods Winnicott esse comportamento é visto como uma energia da criança para ir ao encontro da outra e do mundo dessa forma a agressividade não está associada a sentimentos negativos ruins esse comportamento quer dizer que a criança não está bem com mundo interno dela essa é a primeira finalidade da agressividade, essa agressividade tem sinônimo de violência embora nesta a criança não tenha a intenção de prejudica as pessoas que estão ao seu redor porque ainda não atingiu a maturidade para ter tal discernimento.

 A segunda finalidade da agressividade é um pedido de socorro da criança é uma forma da criança pedir ajuda para restaurar o equilíbrio interior perdido. A agressividade é sinônima de iniciativa de energia para buscar através do movimento e da liberdade para alcançar a objeto desejado.

O profissional que atua na educação infantil deve estar atento para detectar e diferenciar a agressividade espontânea que põe a criança em movimento e atividade, condição está natural para o desenvolvimento da criança. Da agressividade hostil quando a criança machuca a se própria e os outros que estão por perto. Para prevenir a agressividade hostil devemos oferecer um ambiente seguro e respeitar a criança para que ela sinta liberdade em expressar suas insatisfações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com