TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação no Brasil

Projeto de pesquisa: A educação no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.003 Palavras (25 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

Apresentação 01

Justificativa 02

Diagnóstico Situacional da Escola 04

Concepção Filosófica 05

Organização Interna 07

Objetivos 14

Metas 15

Estratégias Metodológicas 15

Cronograma de Ações 17

Demonstrativo do Sistema de Gestão 18

Recursos 18

Instalações e Equipamentos 26

Avaliação da Aprendizagem 30

Avaliação do Projeto 34

I – APRESENTAÇÃO

A educação no Brasil baseada nos princípios promulgados pela Constituição Federal tem como compromisso garantir as relações de cidadania no meio educacional. Cabe a escola o papel de agente estimulador dessas relações, propondo a realização de um processo educacional participativo e igualitário.

Portanto, pressupõe-se que a escola deve conquistar sua autonomia e definir sua intencionalidade educativa, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, no artigo 12, inciso I: “os estabelecimentos de ensino respeitadas as normas comuns e as de seus sistemas de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”.

O Projeto Pedagógico do Centro de Educação Profissional------------ elaborado com base na legislação educacional vigente, na organização escolar e missão do SENAI/DR-PA, numa perspectiva democrática, representa os segmentos da comunidade escolar e direciona o desenvolvimento das ações da Educação Profissional realizada por esta Unidade Operacional do Sistema SENAI/PA; define-se assim, a identidade da escola, na medida em que aponta as prioridades das ações no processo educativo a curto e médio prazo, assegurando que os interesses de clientes e colaboradores sejam atendidos satisfatoriamente.

“A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia” (LDB Art. 39 alterado pela Lei 11.741/08 ).

II – JUSTIFICATIVA

A Educação Brasileira, ao longo da história, tem apresentado avanços significativos, entretanto, as transformações que a sociedade vem experimentando ainda não acompanham as necessidades reais de mudanças, percebemos ainda resquícios de práticas sociais que marginalizam e excluem.

Torna-se cada vez mais evidente, o papel transformador da escola nesse processo de mudança social, entretanto, esta transformação será definida pela forma como o contexto escolar se organiza. O Projeto Pedagógico é a oportunidade de cada escola para delinear sua identidade educacional e social, devendo constituir-se num espaço democrático que favoreça a participação coletiva, que oportunize a gestão democrática e viabilize propostas participativas para a superação das dificuldades.

a) Histórico da Instituição

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, criado pelo Decreto - nº 4.048 de 22 de janeiro de 1942, é entidade jurídica de direito privado, com sede e foro na Capital da República, organizado e dirigido pela Confederação Nacional da Indústria (Art. 2º do Decreto-Lei nº 9. 576, de 12/08/1964 e Art. 3º do Regime aprovado pelo Decreto-Lei Federal nº 494, de 10/01/1962) e vinculado ao Ministério do Trabalho (Decreto Federal nº 74. 296, de 16/07/1974).

A mais de 05 décadas o SENAI vem escrevendo sua história na educação profissional do país, consolidando-se como um dos mais importantes polos nacionais de geração e difusão de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento industrial. Devido à flexibilidade de sua estrutura, o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e atua através dos Departamentos Regionais distribuídos por todo o território brasileiro que realizam os projetos, programas e atividades, atendendo assim, às diferentes necessidades encontradas nas regiões.

O SENAI Pará faz parte desse sistema, foi criado em 01 de maio de 1953, em decorrência do plano de valorização da Amazônia, com o objetivo de qualificar profissionais para o trabalho nas indústrias do Estado. Atualmente o SENAI/Departamento Regional do Pará atua na educação profissional, através de suas Unidades Operacionais localizadas em: Altamira, Barcarena, Bragança, Cametá, Castanhal, Santarém, Marabá, Juriti, Parauapebas, Paragominas, São Miguel do Guamá, Canaã dos Carajás e no município de Belém através dos Centros de Educação Profissional Getúlio Vargas, Centro de Desenvolvimento da Amazônia – CEDAM e Centro de Educação e Tecnologia Danilo Remor - CET.

Enquanto Unidade Operacional do sistema SENAI, o Centro de Educação Profissional de ------------ tem suas atividades fundamentadas nos princípios do sistema de Gestão do SENAI/DR-PA que tem como Missão “Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria do Estado do Pará e do país.”; Visão “Ser reconhecido como referência em educação profissional e como indutora da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria do Estado do Pará.”; e cuja Política de Gestão é: “Investir na melhoria contínua dos processos, visando à satisfação de nossos clientes e colaboradores no cumprimento da missão institucional e em acordo com os requisitos legais aplicáveis ao Sistema de Gestão”.

b) Caracterização da Escola (ADEQUAR)

O município de Santarém, localizado no Oeste do Pará e às margens do rio Tapajós e Amazonas, figura entre uma das regiões de maior atratividade no mercado profissional de Indústrias Madeireiras.

A cidade de Santarém já passou por muitos ciclos culturais e econômicos em seus 347 anos de história, mas nada se assemelha às mudanças que o município vem passando, tornando-se polo na Formação Profissional, desde a chegada de algumas mineradoras em cidades vizinhas a Santarém.

Em conformidade com a vocação econômica da região, o Centro de Educação Profissional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com