TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da educação ambiental do aluno em desenvolvimento

Por:   •  26/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.471 Palavras (18 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 18

A importância da educação ambiental do aluno em desenvolvimento.

                                                                                                                      Carlini Veronica

                                                                                                     RU: 849209  

RESUMO[a]

A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais para a qualidade de vida. A partir da educação os alunos conhecendo a importância do tratamento do lixo, suas classificações, causas e consequências e pôr fim a reciclagem como exemplo de cidadania, poderá contribuir para conscientização e melhorias quanto à decomposição e reciclagem do lixo, bem como a conservação do meio ambiente. Objetiva-se explicar e procurar fazer com que os alunos compreendam que a poluição atualmente pode ser considerada como um dos maiores males da sociedade, pois o que se vê são animais indefesos, o clima e recursos naturais serem destruídos em virtude de interesses particulares, geralmente econômicos. Conscientizar aos alunos da educação infantil e fundamental de que seja necessário que se faça uma prevenção, conscientização e efetivação das leis, uma vez que, a natureza trata-se de um patrimônio de todos devendo ser respeitado acima de qualquer interesse econômico. A metodologia utilizada fundamentou-se em um levantamento bibliográfico que partiu de artigos, livros, revistas, jornais e pesquisa na internet, para a construção da base teórica que subsidiaria o desenvolvimento do trabalho, acredita-se ser essa a maneira que mais pode tornar objetivo o meu trabalho segundo fundamentações e citações dos autores pesquisados[b]

Palavras Chaves: Reciclagem, Preservação do Meio Ambiente, Educação Ambiental.

1INTRODUÇÃO

          O tema foi desenvolvido por ser uma das grandes prioridades e preocupações dos governos de todo o mundo e, gera interesse entre todos nos educando. No Brasil desde a década de 70, a preservação ambiental ganhou destaque com a rearticulação dos movimentos sociais. A pesquisa aqui apresentada envolverá questões diversas, como a preservação da natureza, manutenção dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida nas cidades, fala de alguns problemas e procura soluções para questões simples como o que fazer para reduzir o lixo que vem se acumulando no planeta e degradando o meio ambiente.

              Pretende-se conscientizar as pessoas sobre a grande importância da colaboração, pois, a comunidade não é bem informada e necessita abrir os olhos, pois a questão da preservação ambiental deve estar embutida na educação que, por sua vez, deve estar além das paredes da escola. Professores e alunos devem levar as temáticas ambientais para o conhecimento da comunidade e procurar interferir na solução de problemas ecológicos locais. Uma coisa é ler sobre o meu meio ambiente e ficar informado sobre ele; outra é observar diretamente o meu meio ambiente, entrar em contato direto com os diferentes grupos sociais que o compõem, observar como as relações sociais permeiam o meio ambiente e o exploram, coletar junto às pessoas informações sobre as relações que mantêm com o meio ambiente em que vivem, enfim, aprender como a sociedade lida com ele. Agir assim é experimentar comportamentos sociais em relação ao meio que permitem constatar suas características e as reações dele à nossa atuação. O lixo que se joga fora leva anos para se decompor e acaba poluindo o meio ambiente destruindo a natureza e junto com ela todos os seres vivos.

              O problema é quando ele não é tratado, sendo jogado em rios ou queimado, o que polui o meio ambiente. Em consequência, quanto mais se enterram os resíduos, mais os ciclos naturais são ameaçados, e o ambiente se torna poluído. Desde os anos 50, os resíduos químicos e tóxicos têm causado desastres cada vez mais frequentes e sérios. Neste contexto, nossa pesquisa teve o propósito de mostrar o índice do impacto ambiental. Pretende-se mostrar que a questão da preservação deve estar embutida na educação ambiental que, por sua vez, tem de estar além das paredes da escola.

         A pesquisa iniciar-se-á mostrando o lixo como espelho fiel da sociedade a partir daí fez-se um roteiro de conhecimento sobre a conservação do meio ambiente na educação, como trabalho de conscientização. O homem começou a destruir o ambiente e, continua, dessa forma, através da apresentação de alguns métodos de eliminação do lixo centrando na reciclagem e seus benefícios, procurou-se fazer um trabalho conscientizado. Fundamentados pela lei de diretrizes e bases, tratou-se ainda da questão meio ambiente e qualidade de vida, apontando a escola como provedora de saúde e bem estar. Comentou sobre a poluição do ar, e ensinou-se a como preservar o meio ambiente, além de fazer uma crítica a gestão ambiental do MERCOSUL.

           Desenvolver com os alunos uma consciência crítica e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados fazendo com que tenham conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individualmente e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes. Por isso a importância de ser trabalhado a Educação        Ambiental nas escolas, conscientizar e fazer acontecer em todos os momentos escolares, seja ele desde a definição de objetos como até as orientações didática para determinado conteúdo, na escola o tema meio ambiente e muito importante começando pela reciclagem com que o aluno tenha consciência que devem fazer reciclagem tento na escola como em casa. O professor pode explorar de uma foram prazerosa dentro das aulas, desafiar os alunos com desenhos, livros sobre o meio ambiente que através da observação eles compreendam as questões ambientais.do seu município e o ambiente em que vivem. Em uma sala de aula podem existir alunos com notas excelentes, mas se não possuírem sensibilização em relação a educação ambiental pois jogam lixos no chão ou deixando o ambiente sujo através de uma atitude inconsequente, é preciso que o professor através das suas práticas metodológicas possa despertar nos alunos uma consciência em relação a sociedade para que essa crianças sejam agentes transformadores e adquiram atitudes ambientalmente corretas. Trabalhar com a educação ambiental e a conscientização dos alunos em forma de ver o a questão social econômica e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com