TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da escolha dos conteúdos nas aulas de educação física escolar para o desenvolvimento dos aspectos atitudinais dos alunos

Por:   •  6/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

A importância da escolha dos conteúdos nas aulas de educação física escolar para o desenvolvimento dos aspectos atitudinais dos alunos

Lorena F. da Silva, Stephany Fernandes Santos[1]

Orientador: Prof. Kleber M. de Oliveira**

        

Resumo - Este trabalho buscou demonstrar a importância da escolha dos conteúdos aplicados nas aulas de educação física escolar. Foram utilizados os jogos pré-desportivos, com intuito de promover o conhecimento sobre as diversas modalidades esportivas como prática educativa no âmbito escolar, a fim de por em discussão a importância de se trabalhar com conteúdos que visem o desenvolvimento de aspectos atitudinais representados pela solidariedade, respeito aos outros, socialização e a cooperação.  Objetivou refletir sobre as contribuições que o uso dos esportes nas aulas de educação física escolar pode oferecer como importante ferramenta nos aspectos relacionais dos alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola particular situada em Aparecida de Goiânia-GO. Buscou-se através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S), o desenvolvimento de atividades lúdicas, utilizando jogos pré-desportivos para que através destes, fossem demonstradas as diversas modalidades esportivas como conteúdo principal para que se pudesse alcançar o desenvolvimento integral dos alunos no período em que foi realizado o estágio supervisionado III, dando-lhes oportunidades de vivenciarem diferentes modalidades esportivas, de forma lúdica dentro de sua realidade escolar, possibilitando a extensão dessas práticas para além do ambiente da escola.

Palavras-chave: Conteúdos, Jogos pré-desportivos, Diversidade esportiva, Educação física escolar.                  

INTRODUÇÃO

        

        A falta de diversidade de conteúdos da educação física escolar vem impactando consideravelmente na educação dos alunos. Isso se dá devido ao fato de que por conta das aulas repetitivas, com pouca diversidade de conteúdos, há pouca participação e interesse dos alunos. Com isso, o processo de ensino-apredizagem se distancia dos objetivos que possam ser propostos pela cultura corporal de movimento.

        A educação física, assim como as demais disciplinas ministradas no âmbito escolar, também possui grande importância, pois como todas as outras trata-se de uma disciplina formadora e que colabora positivamente na formação de seus alunos. Sendo assim, esta deve ter como objetivo buscar em sua diversidade, desenvolver atividades que propiciem maior abrangência de conhecimentos, tanto práticos quanto teóricos, relacionados ao conteúdo que se encaixe no perfil de cada fase escolar e dentro do objetivo que se deseja alcançar.         

        O desenvolvimento das aulas com conteúdos lúdicos proporciona aos alunos momentos mais prazerosos e colabora com maior índice de participação dos mesmos, pois neste modelo, não ocorre exclusões, pois de acordo com os PCN’S (1997), a educação física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que os mesmos consigam desenvolver suas potencialidades de forma democrática e não seletiva.

        É necessário ter em mente que o ensino da educação física vai muito alem do que desenvolver aspectos motores e que as atividades planejadas devem buscar um desenvolvimento integral dos alunos, considerando também os aspectos biopsicossociais.

        Acreditamos que através do ensino lúdico, utilizando jogos pré-desportivos para a aplicação de conteúdos esportivos, os educandos aprenderão muito mais do que habilidades motoras básicas para práticas de tais esportes, aprenderão também como agir com disciplina e respeito perante regras impostas não só em seu ambiente escolar, mas também na sociedade em que vive.

METODOLOGIA

        

O estudo foi realizado em uma escola particular situada em Aparecida de Goiânia, seguindo por diferentes etapas, sendo iniciada pela primeira ao qual chamamos de observação. Durante esta etapa, como o próprio nome diz, foram realizadas observações e posteriormente confeccionados relatórios nos quais constaram os acontecimentos das aulas ministradas pelo professor de educação física da instituição, enfatizando os pontos positivos e negativos.

Passada esta etapa, os professores estagiários passaram a auxiliar o professor responsável pela turma, período este denominado de co-regência, para que se pudesse analisar e buscar de forma mais próxima, informações sobre dificuldades existentes na turma, tendo como principal objetivo melhorar os aspectos negativos e acrescentar os pontos positivos a fim de ampliar o conhecimento e experiências dos alunos.

 A terceira e ultima etapa do processo, denominada de regência, foi o período no qual os professores estagiários assumiram a turma, ministrando as aulas, sendo também necessário à elaboração de relatórios além de planos de aula, que foram elaborados de acordo com o projeto político pedagógico da escola, sendo balizado pelos PCN’S, que visa à sistematização dos temas transversais, utilizando a cultura corporal de movimento para o ensino de princípios já citados neste trabalho.

        O método de ensino visou à estimulação dos alunos a participarem ativamente do processo de ensino aprendizagem, buscando desenvolver nos mesmos suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais, apresentando através dos jogos pré-desportivos atividades lúdicas, demonstrando os elementos da cultura corporal de movimento, orientando-os de forma gradativa a apropriação dos conteúdos em diferentes dimensões ( conceitual, atitudinal e procedimental).

       REFERENCIAL TEÓRICO

A importância da escolha dos conteúdos aplicados nas aulas de educação física escolar

        De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os critérios de seleção e organização de conteúdos a serem ministrados no ambiente escolar devem levar em consideração os seguintes aspectos: relevância social, a características dos alunos e a característica da própria área.

        Libâneo (1994), do mesmo modo que Coll et. al (2000) e Zabala (1998) entende que conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista sua assimilação ativa e sua aplicação na prática de vida dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (120.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com