TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das brincadeiras e jogos na Educação

Por:   •  5/5/2015  •  Dissertação  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Artigo A importância das brincadeiras e jogos na Educação

O texto afirma que a infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança, que o ambiente em que vive se for lúdico, conduzirá para a criação da cultura humana.

Através das brincadeiras a criança desenvolve a psique infantil, internaliza regras, possuem a possibilidade de criar habilidades psicológicas.

Informa também que o jogo dramático disponibiliza para ás crianças várias aprendizagens, levando ao desenvolvimento a função simbólica ou semiótica, que influencia na capacidade de abstração e raciocínio infantil.

Função Semiótica: ocorre quando a criança interage com objeto subentendendo outra ação, e manuseia um objeto subentendendo outro.

Função Simbólica: é a utilização de vários símbolos criados por nossa cultura, como a linguagem escrita, artes, notas musicais etc.

Através do jogo identifica-se a função semiótica em gestação na consciência infantil.

As Pré-escolas são responsabilizadas em alfabetizar e acabam não criando atividades mais lúdicas com a preocupação de ensinar, que com brincadeiras bem elaboradas pode-se ensinar qualquer conteúdo, contextualizando todas as reais necessidades das crianças.

Porque é importante o jogo ou brincadeira para a criança (0-5)? Quais aspectos estimulam o desenvolvimento?

O ser humano quando nasce precisa de cuidados específicos, é indefeso e não possue controle sobre si.

A criança possui o indivíduo que a acompanha como referência, e com a convivência internaliza o conhecimento e cria seus próprios conhecimentos.

A brincadeira é uma forma gostosa de aprender, toda criança adora brincar, jogar, descobrir, ou seja, interagir, os profissionais da educação deve sempre buscar atividades que disponibilizem manuseio do concreto, é preciso manusear para sentir, identificar, assimilar, recriar, fixar.

O ambiente em que vive a criança poderá ampliar suas habilidades, como também poderá atrasar seu ciclo de desenvolvimento.

O incentivo a leitura, pintura de desenhos, manuseio de cores, músicas, segurança, amor e carinho são aspectos fundamentais para um melhor desenvolvimento infantil. Para criação de sua Psique (consciência de si).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com