TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de desenvolver as habilidades de percepção espacial

Artigo: A importância de desenvolver as habilidades de percepção espacial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Artigo  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

m jdbcxugsaoçucb LjdSB da aprendizagem individual e do grupo e o caminho percorrido durante todo o processo de desenvolvimento, tanto do aluno como do professor uma vez que, por meio desse instrumento o professor pode parar e refletir a respeito de suas ações.

O trabalho com portfólio como vemos citado em Smole (2003) se aprimora durante o seu processo de construção com base na interação aluno-aluno, professor-aluno, pois envolve a constante reflexão do aluno sobre o seu progresso e do professor sobre como seus alunos estão aprendendo.

A utilização dessa forma de documentação envolve interpretações das dimensões pedagógica e psicológica. Pedagógica porque o portfólio surge como objeto fundamental do ensino, da valorização da reflexão e da ação do aluno. Psicológica porque mostra um pouco da personalidade de cada aluno, da sua forma de ser e pensar. Através dessa documentação o professor pode compreender alguns anseios, algumas dificuldades e as conquistas de cada aluno. (SMOLE, 2003, p. 186)

4. Conclusão

No desenvolvimento desse texto buscamos responder o “Por que” é importante o trabalho de geometria desde a mais tenra idade, uma vez que o desenvolvimento do pensar geométrico é natural e inerente às experiências da criança no espaço e com os objetos que cercam. Nessa faixa etária o trabalho deve ser orientado para o desenvolvimento das habilidades de percepção espacial que serão as precursoras para outras habilidades, tanto na área motora, quanto na área cognitiva. Assim o trabalho aqui apresentado, foi organizado a partir de uma coletânea de autores que discutem o tema da geometria, além das sugestões de atividades para que o professor polivalente tenha subsídios que contribuam na sua formação pessoal, podendo utilizá-los em seu planejamento de aula, bem como acompanhar e avaliar seu trabalho e as aprendizagens de seus alunos. Como a intenção era a contribuição para formação profissional dos docentes desse segmento também foi apresentada uma breve explanação da importância da observação do professor na avaliação de seus alunos, com enfoque no portfólio como instrumento avaliativo. Concluímos que tanto o ensino de geometria como a avaliação devem caminhar juntos na escola de Educação Infantil para garantia do sucesso de aprendizagem e desenvolvimento do aluno por inteiro.

Referências Bibliográficas:

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ,I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999 – Tradução de Cristina Maria de Oliveira.

BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil, 3v.

BROITMAN, C. ITZCOVICH, H. Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: problemas de seu JBX SVYVSHAK NKYXTWQ9DHEOQWK´0AUSF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com