TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esse Trabalho Vem Buscando Desenvolver Habilidades na Área de RH e Gestão de Pessoas

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Esse trabalho vem buscando desenvolver habilidades na área de RH e Gestão de Pessoas.

A cada dia mais, a concorrência está crescendo, as inovações estão se superando num ritmo muito acelerado, por isso as empresas estão sempre em busca de profissionais capacitados capazes de manter o nível de excelência e ir superando cada vez mais.

Para isso é necessário contratar pessoas capazes, ou que tenham vontade de capacitar-se para dar o melhor de si no que faz.

A empresa Ki Barato, atua no ramo alimentícios, materiais de limpeza, higiene e possui atualmente 6 funcionários, mas está precisando contratar um funcionário que desenvolva funções na área de serviços gerais, buscando usar das melhores técnicas de seleção, recrutamento para que a escolha seja bem feita, com uso das técnicas mais favoráveis.

Por isso será mostrado passo a passo o processo de recrutamento de um funcionário que a empresa está á procura.

Desenvolvimento

As empresas estão cada vez mais ampliando suas técnicas usadas no setor de RH para contratar pessoas, visando fazer uma escolha bem sucedida e que traga bons frutos.

Como é o caso da empresa supermercado de nome Ki Barato, que atua na venda de produtos de higiene, alimentação e bebidas, com 6 funcionários que atuam desde o administrativo até na higienização da mesma.

Mas atualmente essa empresa está precisando de 1 auxiliar de serviços gerais, na área interna da empresa, que saiba executar tarefas de zeladoria, limpeza em geral, varrer, espanar, lavar, encerar e lustrar as dependências, móveis, utensílios e instalações diversas, mantendo-lhes as condições de higiene e conservação que saiba preparar um café, chá, servindo-os quando solicitado e com possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Zelar pela conservação do estabelecimento, desde a parte interna a externa, zelo pelo material diário e permanente, tendo o cuidado para não desperdiçar materiais, utensílios diversos. Para assim manter o ambiente limpo e arejado, para que as pessoas que freqüentam sintam-se bem ao estarem no local, além de buscar obter comportamentos que sejam condizentes, tratando todas as pessoas bem, evitando divergências no espaço de trabalho.

A empresa fará um recrutamento externo, contratando alguém que não esteja trabalhando na mesma, ela ira fazer um recrutamento para atrair candidatos por meio da mídia, anúncios em jornais e rádio e anúncios nas portarias das empresas.

Para ter uma política da gestão por competências inserida na empresa é necessário que todas as vertentes que envolvem os profissionais sejam geridas pelas competências relativas à empresa e a cada função ou atividade. Recrutamento e Seleção apresentam-se como a porta de entrada da organização, é preciso, portanto, reestruturar todo esse processo para que os novos funcionários que ingressem na companhia sejam alinhados ao modelo de gestão utilizado. Isso pode tornar mais fácil e concreta a busca por novos profissionais, uma vez que se tem estabelecido as competências necessárias para cada função, como também o que é preciso para manter-se e obter crescimento dentro da empresa, devendo o profissional de Recrutamento e Seleção conhecer a necessidade da empresa para o cargo, identificar as competências dos candidatos e saber avaliar o quanto ele será aproveitado na organização

(Silva, 2005)

Sendo a técnica de recrutamento muito importante, assim como defende Silva, o profissional encarregado de realizar esse processo tem que conhecer bem as necessidades da empresa, para que possa selecionar pessoas que tenham as competências necessárias, para não correr o risco de dispensar alguém que tenha as competências exigidas e contratar alguém que não tenha.

O Recrutamento externo para Chiavenato (2006) “é um conjunto de atividades que visam atrair um conjunto de candidatos qualificados, que estão espalhados no mercado, ou seja, fora da organização, e que se submeterão ao processo de Seleção de Pessoal, a fim de ingressarem na organização. Como o âmbito do Mercado de Recursos Humanos é muito amplo, muitas das vezes, o recrutamento externo utiliza diferentes técnicas para atrair os candidatos, tais como: "anúncios em jornais e revistas, agências de recrutamento, cartazes, apresentação de candidatos por indicação, e consulta ao arquivo e banco de currículos da própria empresa”

A técnica de seleção será através da seleção de alguns currículos, chamando os candidatos para uma entrevista, para saber qual dos candidatos inscritos tem os requisitos que a empresa precisa. Fazendo uso da entrevista dirigida com roteiros preestabelecidos.

O contrato terá os seguintes itens

 Os detalhes de quem assina;

 Escopo detalhado;

 Etapas e pagamentos;

 Prazos;

 Cronograma;

 Valores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com