TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um ambiente alfabetizador

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  4.851 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do Ambiente Alfabetizador

O ambiente alfabetizador da escola é de suma importância, principalmente a sala de aula que deve transformar-se em um ambiente onde a criança entre em contato com os mais diversos materiais escritos, para ampliar sua vivência com o mundo letrado. Transformar a sala de aula em um ambiente acolhedor, rico em material escrito, é uma boa oportunidade para melhorar a qualidade das aulas. o ambiente deve contar com cateiras dispostas em grupos de aula , fichas de trabalho, canto de leitura, canto de atividades diversificadas (Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes etc.), além de murais. É fundamental que todos os materiais sejam trocados com periodicidade, principalmente a produção das crianças e os inventários de palavras; assim, o professor promoverá novas oportunidades de aprendizagem.

Portanto, a criança deve ser capaz de fazer uso da escrita como a prática social, por meio da leitura, produção e interpretação de textos.

O professor deve ajudar a criança no início do processo de alfabetização a compreender para que sirva ler e escrever, isto é, qual é a real função da leitura e da escrita. Também estimular o aluno a registrar o que pensa desde o início do processo.

Que didática deve ser desenvolvida em sala de aula?

Uma aula prazeroso, cheia de vida, depende unicamente do professor. Primeiro tem que planejar a aula com antecedência. Antes de iniciar a aula, é importante deixar bem claro aos alunos, o que farã e por que farão, como farão. Abordar conteúdos dass várias áreas do conhecimento, levando em conta o nível de desenvolvimento cognito e a maturação biológica da criança, é fundamental. É importante ser lembrado sobre a atitude do professor diante dos desafios da aprendizagem. Estipular um tempo para cada atividade é essencial. Essa estratégia desenvolve a habilidade de lidar com o tempo sem ansiedades. As atividades devem ser diversificadas e intensas, sendo importante propor alternadamente atividades de registro, leitura, oralidade e atividades lúdicas. Uma aula nunca deve terminar e onto ou terminar apenas no final do ano, deve terminar com gostinho de "quero mais". Vale dizer que a didática adotada pelo professor passa pelo conhecimento que ele possui sobre como conhece o processo de aprendizagem e por quais níveis cognitivos passam a criança. Temos que nos posicionar a serviço do aprendiz enão do conteúdo, daí a concepção de uma proposta de atividades para todos os níveis apresentados na avaliação diagnnóstica. Também vale lembrar o professor de que a leitura repetida de alguns textos não cansa as crianças. Afinal, elas sentem necessidades de ouvir a mesma história várias vezes à medida que se indentificam com o enredo, com o conflito apresentado ou com a própria resoluç~so do conflito. Outro ponto e lembrar que mais ipmportante que alfabetizar é criar condições para que as crianças avacem no processo de letramento e na contrução de sentidos, condições favoráveis para o aprioramento da leitura e da escrita e, consequentemente, parao exercício pleno da cidadania.

Literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com