TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Alfa Ambiente alfabetizador

Por:   •  31/7/2015  •  Resenha  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo de Alfa 2

Ambiente alfabetizador

Durante a década de 70, foram realizadas numerosas pesquisas sobre alfabetização na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Dentre as pesquisas realizadas destacamos a de Emília Ferreiro. Tais pesquisas deslocavam a discussão sobre alfabetização, mudando o foco da análise da professora que ensina e dos métodos e técnicas para alfabetizar.

_ Todas as crianças são sujeitos de conhecimento e, como tal, quando crescem em comunidades

letradas, não permanecem indiferentes ao código escrito e constroem conhecimento sobre a leitura e a escrita, antes mesmo que algum adulto decida ensinar-lhe sistematicamente.

_ O uso cotidiano e sistemático de situações de leitura e de escrita em seu universo cultural marca, desde o primeiro momento, as explorações das crianças com relação à escrita e à leitura.

_ Ferreiro denominou de “AMBIENTE ALFABETIZADOR” o proposta de levar para a sala de aula um ambiente semelhante ao que as crianças vivem em seu cotidiano quando expostas a situações de

leitura e escrita.

_ Uma boa parte dos professores vindas de uma experiência de organização de “cantos” estanques,

separados, na escola de Educação Infantil traduziu a proposta para “canto de leitura”, sem que isso implicasse, de fato, a construção de novas práticas pedagógicas que contribuíssem para que as crianças se apropriassem da linguagem escrita

_ A construção de ambientes alfabetizadores favoráveis à aprendizagem das crianças precisa tomar como base a relação leitura de mundo-leitura da palavra, procurando garantir que o processo de ensinar a ler e a escrever se torne um espaço de se “tomar a palavra”.

_ A simples exposição de materiais escritos não garante um ambiente alfabetizador adequado. É preciso que haja interferência direta do adulto/professor na análise e exploração dos materiais

disponibilizados.

_ O ambiente alfabetizador deve incorporar as diferentes leituras de mundo da criança, não apenas reproduzir o ambiente letrado das classes abastadas.

Alfabetização e Educação Infantil

Entende-se por Educação Infantil toda e qualquer educação destinada à criança com idade inferior à mínima exigida para o ingresso no Ensino Fundamental.

_ A Educação Infantil antes era considerada assistencialista. A criança era um “vir a ser”. Atualmente é considerada espaço de circulação e produção de conhecimento por crianças pequenas, sendo a Pré- Escola, etapa obrigatória da educação básica.

_ Segundo Sonia Kramer existem 5 funções determinadas a Educação Infantil de acordo com o modo que a mesma é oferecida.

Destacamos:

1. Função guardiã – A Educação Infantil como um lugar seguro com alimentação, serviço médico e área para brincar;

2. Função preparatória – Com o objetivo de dar a criança o que lhe é exigido para entrar no 1º grau;

3. Função com objetivo em si mesma – Busca moldá-la aos padrões escolares, sem mudar em nada a escola;

4. Função socializadora – Valoriza a aquisição de hábitos e atitudes;

5. Função pedagógica – Busca fornecer a aquisição de conhecimentos escolares tendo como ponto de partida a valorização dos conhecimentos das crianças.

Educação Infantil, para que?

As crianças devem ser colocadas em situações desafiadoras e que impulsionem o desenvolvimento integral da criança. Elas devem ser acompanhadas, mas não conduzidas pela professora, de maneira que possam desenvolver sua própria linguagem, seu modo de pensar e a capacidade de chegar as suas próprias conclusões.

_ A Educação Infantil cumpre sua tarefa, quando oferece às crianças variadas formas de expressão através de diferentes linguagens (escrita, oral, artística, imagética, matemática,corporal...) que proporcionam experiências lúdicas e propulsoras de desenvolvimento.

_ Utilizar as práticas de leitura e de escrita (perspectiva do Letramento) todos os dias, na presença das crianças. Deve-se trabalhar os conteúdos pertinentes a esta fase específica através do brincar, buscando sempre potencializar as aprendizagens, sendo este um caminho importante para um trabalho de qualidade.

A palavramundo como conteúdo alfabetizador

Conceito de Paulo Freire que expressa a articulação entre os conhecimentos e saberes cotidianos do educando e a aprendizagem da leitura e da escrita.

O conceito da interculturalidade orienta a prática alfabetizadora para uma perspectiva que incorpora a diversidade cultural como conteúdo fundamental da alfabetização e toma a palavramundo como texto alfabetizador

 A palavramundo como conteúdo alfabetizador = práticas interculturais presentes na sala

de aula.

Aprender a ler lendo. Aprender a escrever escrevendo.

Alfabetização e currículo

Toda a atividade de leitura e escrita deve estar integrada às demais atividades desenvolvidas cotidianamente em sala de aula. Qualquer experiência que a criança realize, qualquer experiência vivida coletivamente pelo grupo, pode-se transformar em sala de aula, num momento de produção do conhecimento e do prazer.

Literatura infantil e alfabetização

Entendemos que, ao se pretender formar um leitor para toda a vida, deve-se considerar que uma vez que adiquirido o gosto pela leitura, este jamais se perderá.

 Ensinar a gostar de ler é privilegiar o espaço da leitura e da escrita na sala de aula, é incentivar o aluno provocando a sua curiosidade, é propor atividades lúdicas,é explorar o texto em níveis profundos.

A escolarização e a didatização da literatura acabam por afastar a criança do livro e dissipar o seu interesse pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com