TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do lúdico

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

        PEDAGOGIA

    ELISÂNGELA SANTANA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL.

[pic 3]

ARAPIRACA/AL

2015

ELISÂNGELA SANTANA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL.

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto Juvenil, Seminário Interdisciplinar V . Profs.: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana  Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini. Tutora eletrônica: Kelli Cristina Wosiack da Cruz.   Tutora de sala:Taciana Cabral de Menezes.

Arapiraca/Al

2015

INTRODUÇÃO:

              Apresento o resultado de pesquisas sobre a importância da função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança.

             Tendo como principal objetivo levar o docente a refletir e compreender a importância da literatura infantil e da contação de histórias para o desenvolvimento cognitivo infantil.

DESENVOLVIMENTO:

               O  livro escolhido foi Carta do Tesouro, escrito e ilustrado pela escritora Ana Miranda, trata do comportamento diante das diferenças individuais, numa época em que os contatos entre culturas se intensificam, em que o indivíduo prevalece sobre a sociedade e a educação se universaliza.  O mesmo pretende apresentar possíveis ideias para a compreensão e aceitação das diferenças individuais. Segundo a obra, o tesouro é a criança e busca valorizá-la. O livro toca em temas atuais e importantes para a infância, como a auto-estima, diversidade humana e os direitos da criança.

                A literatura infantil é uma trilha que leva a criança a desenvolver a imaginação a emoção e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante que a família e escola trabalhem em conjunto incentivando a criança o hábito de leitura. Segundo Richard Bamberger “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanente de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida a fora”.                  

Essa atitude contribui para a formação de indivíduos críticos, responsáveis e atuante na sociedade.  A escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura, mas é necessario a aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Existem dois fatores que contribuem para a criança despertar o interesse pela leitura: curiosidade e exemplo. Infelizmente falta o exemplo por outros dois motivos: primeiro a sociedade brasileira não é leitora, segundo pais semi analfabeto.

Recordo que na minha infância meus pais mal sabiam ler e foi muito difícil para mim desenvolver a leitura e a escrita. O despertar pela leitura veio através de outras pessoas ao longo do tempo. Hoje sou professora em uma escola rural onde vejo a mesma história de vida se repetir. Faço o possível para incentivar meus alunos a desenvolverem o hábito de ler por prazer. Todos os dias temos roda de leitura, fazemos emprestimos de livros e a escola possue um ótimo acervo de livros e projetos a serem desenvolvidos pelos docentes ao longo do ano como incentivo a leitura. Mas sabemos que o mesmo não acontece em casa, é a realidade de nossas crianças.

[...] Numa sociedade onde estão presentes a injustiça, a desigualdade, a miséria, a fome e a falta de liberdade e democracia..., torna-se muito fácil encontrar pessoas que não tem acesso a informação, aos diversos referenciais escritos em diversos tipos de livros [...].  (Silva, 1997, p.39).

LITERATURA INFANTIL, RECURSO DIDÁTICO E LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

                          O lúdico  não se encontra apenas no ato do brincar, mas também esta presente no ato de ler. A interação com essas obras contribuem com os alunos no desenvolvimento da leitura, da linguagem oral e da escrita.  Que essa prática inicie com a família, professores de creches utilizando livros animados, fantoches, dramatizações, canções que familiarize a criança com o universo dos livros. “ É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos”  (Alceu Amoroso Lima).

               A literatura infantil, é repleta de uma linguagem voltada para a criança, respeitando suas necessidades e capacidades que as distinguem dos adultos. Por esse motivo é que os professores devem conhecer as características dos textos de literatura infantil para que possa instrumentalizar seu trabalho pedagógico em sala de aula. A literatura infantil não é composta apenas por histórias, mas também por contos, canções, poemas entre outros, além disso a literatura é uma arte estética que envolve a beleza e a emoção.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com