TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos jogos e brincadeira na educação infantil

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos jogos e brincadeira na educação infantil

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O professor que coloca jogos enriquece os conteúdos, criando situações lúdicas proporciona um aprendizado facilitador e o desenvolvimento infantil.

Muitas vezes, em sala de aula a forma de passar a matéria teórica fica cansativa, quando professor coloca uma brincadeira consegue a atenção do aluno fazendo com que ele interaja em sala de aula, assim vai despertar o interesse em querer aprender, esse processo ele consegue sozinho e acaba se transformando em uma criança que questiona e pensa sobre os seus atos, diferente seria se o professor só passasse a matéria, no futuro iria ser um adulto sem senso critico apenas um repetidor de idéias.

Os jogos e brincadeira quando é trabalhado tem inúmeras funções, uma delas é o desenvolvimento da criatividade, a interação com as outras crianças, que é de grande importância, muitas vezes eles não querem ficar no mesmo grupo, mas por conta dos jogos eles conseguem mudar até mesmo a visão que tinham uns dos outros, tornando participativos e se relacionando amigavelmente. Todo jogo tem uma regra, com isso as crianças começam entender que tudo precisa ter um limite e ser respeitado, que perder faz parte da nossa vida e deve ser superado, é um momento onde as crianças aprendem que conseguem agir sozinhas, elas fazem suas próprias descobertas por meio do brincar.

Os jogos e as brincadeiras estão relacionados à felicidade e ao prazer, a educação infantil é um momento de desenvolvimento e o professor trabalhando dessa forma proporciona a liberdade, conseguindo assim resultados. A criança cria um espaço de aprendizagem em que pode expressar seus medos, desejos, sentimentos e até mesmo a agressividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com