TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2 - A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil

Em meio ao conceito sobre as práticas pedagógicas nota-se que os docentes que atuam na educação infantil têm utilizado cada vez mais a sala de aula, desenvolvendo trabalhos através de jogos e brincadeiras no ensino e aprendizagem das crianças, como projeto pedagógico, buscando estimular a aprendizagem e a socialização de uma maneira lúdica e significativa, fazendo com que o aluno sinta prazer em aprender, com isso propõe-se desafios que o leva a buscar soluções, levando a trocar ideias, pensar e tomar decisões.

Nota-se que através de brincadeiras e jogos a criança forma um mundo imaginário trazendo-o para a sua realidade, ela constrói habilidades, aprende a comunicar seus sentimentos, estabelece criatividades, estimula a curiosidade e sua independência. O brincar não é somente um meio didático que facilita a aprendizagem é também um modo de fazer com que a criança desenvolva o seu emocional, a afetividade, a cognitividade e o desenvolvimento psicomotor.

É importante que o professor identifique a necessidade individual de cada criança, para que seja montada uma estratégia que o leve a compreender as dificuldades e as necessidades de cada um, facilitando o seu trabalho através de atividades lúdicas que possam vir acrescentar a capacidade do aluno em construir suas próprias ideias sobre o mundo que o cerca.

A brincadeira se faz presente e cria elementos indispensáveis no relacionamento de uma criança com a outra, ela aprende enquanto brinca, e é brincando e jogando que a mesma desenvolverá capacidades positivas no seu futuro profissional.

É certo que a brincadeira é uma necessidade de todo ser humano independente da faixa etária, porém destaca-se com maior importância na infância, que não venha ser vista apenas como diversão, mas sim vivenciada como objetivo de desenvolver sua potencialidade.

Portanto nota-se que ensinar através de jogos e brincadeiras faz com que o ensino-aprendizagem torna-se mais interessante e descontraído e cabe ao educador desenvolver estratégias que possam ser utilizados como projeto pedagógico em sua sala de aula.

Estímulos cognitivos que ocorrem por meio das brincadeiras

Rebolar bem é o que basta para manter o bambolê na cintura. Mas as crianças também se divertem girando o brinquedo no pescoço, nos braços e nas pernas.

Atividades: Bambolê

Faixa etária: 6 anos

Local: pátio da escola

Objetivo: Trabalha Ritmo e equilíbrio.

Material: Bambolê

Como Brincar: A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com