TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ordem de desenvolvimento do trabalho acadêmico

Seminário: A ordem de desenvolvimento do trabalho acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

CONCLUSÃO

Para a realização dos diferentes trabalhos, serão necessárias pesquisas em várias fontes. A Internet possui vários sites para pesquisa nos quais você poderá obter informações sobre o tema que está estudando.

Você poderá pedir informações na Biblioteca sobre o acesso aos sites de pesquisa. É interessante pesquisar sites confiáveis, como por exemplo: de instituições governamentais, universidades, institutos de pesquisa e sites especializados, pois a credibilidade e a confiabilidade são maiores.

INTRODUÇÃO

Expressar-se com objetividade e clareza é o primeiro passo para uma participação social efetiva, pois a qualidade da comunicação garante o acesso eficiente à informação. A comunicação é o meio pelo qual o homem se expressa, interpreta, compreende, produz conhecimento e constrói sua visão do mundo.

Nesse sentido, saber usar bem a Língua Portuguesa, oralmente e por escrito, é condição para a expressão de pensamentos e idéias, capacidade básica para o desempenho profissional e o exercício da cidadania. A produção do conhecimento, seu registro e sua divulgação devem levar em conta os aspectos éticos, científicos, metodológicos e normas de padronização, como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), reconhecidas e aceitas pela comunidade acadêmica.

Metodologia do Trabalho acadêmico

Podemos dizer que o conhecimento produzido no meio acadêmico pode ser construído por meio de estudos, elaboração de resumos, dissertações, relatórios, projetos de pesquisa, etc.

Em geral, a elaboração de um trabalho acadêmico exige a realização de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica compreende a leitura, interpretação e análise de textos, livros, gráficos e demais materiais produzidos a respeito do assunto que se quer pesquisar. A leitura na pesquisa bibliográfica deve ser atenta e sistemática, acompanhada de anotações e fichamentos que servirão para a construção da fundamentação teórica do estudo.

A diversidade dos materiais analisados proporciona ao aluno o conhecimento de diferentes pontos de vista, possibilitando o confronto dos dados e a construção de suas conclusões.

Para uma pesquisa ser bem elaborada, deve-se iniciar por um bom levantamento bibliográfico e pela consulta à diversas fontes existentes

(livros, revistas, dicionários, enciclopédias, CD-ROM, sites, base de dados).

Citações bibliográficas (conforme NBR 10520)

Citação direta: transcrição do texto da maneira que consta no original consultado. As citações diretas com menos de 3 (três) linhas devem ser inseridas no próprio texto, entre aspas duplas, citações com mais de 3 (três) linhas devem apresentar recuo de 4 cm da margem esquerda e com fonte menor.

Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão [...]. (NICHOLIS, 1993, p.181).

A citação de referências utilizadas diretamente (transcrição literal) ou indireta

(redação livre) devem vir sempre acompanhada da referência bibliográfica.

Exemplos:

“Para acompanhar o desenvolvimento do seu curso, o aluno deve preparar e rever aulas.” (SEVERINO, 2002. p.32).

Severino (2002) afirma que: “Para acompanhar o desenvolvimento do seu curso, o aluno deve preparar e rever aulas” (p.32).

Obter um rendimento satisfatório deve ser o objetivo de todo estudante, segundo Severino (2002), “para acompanhar o desenvolvimento do seu curso,

o aluno deve preparar e rever aulas”. (p.32)

Citação indireta: quando o texto escrito é baseado na idéia do autor consultado. Exemplo:

...é importante valorizar a produção intelectual de cada indivíduo, a regra é geral, leu, gostou, usou, citou, afirma Blattmann (2003, p.63).

Uma referência bibliográfica deve conter autor, título, edição, local da publicação, editora e data, nesta ordem apresentada.

A pontuação apresentada na formulação da referência é padronizada. Dessa forma, temos: após o sobrenome do autor a vírgula, sendo o nome completo do autor separado do título por ponto final; o título é separado dos dados seguintes por ponto final; a cidade é separada da editora por dois pontos; após a editora, segue-se vírgula para o ano da publicação e o término com ponto final.

Exemplo:

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São

Paulo: Cortez, 2002.

As referências são alinhadas somente à margem esquerda, em espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com