TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A palavra “Behaviorismo” vem de “behavior” em inglês

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  1.632 Visualizações

Página 1 de 7

   

Introdução

     Como todo ser humano, precisamos de cuidados, ensinamentos e orientações para nos tornarmos seres melhores. É através  da psicologia que conseguimos amplitude sobre diversos segmentos que ocorre na cabeça da criança.

      A palavra “Behaviorismo” vem de “behavior” em inglês, que se refere ao comportamento, a teoria também é conhecida por comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento. Surgiu como uma proposta para a psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, pois é visível e  passível de observação por uma ciência positivista.

      A sua meta é a previsão e controle do comportamento. O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em 1913. O behaviorismo nasceu como uma reação ao mentalismo, intropeccionismo e a psicanálise, que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente. Comportamento é o observável e por definição.

      Atualmente não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente (onde o “fazer” acontece) e o sujeito ( aquele que “faz”) passando o “behaviorismo” a se dedicar aos estudos das interações. Também tem o estudo do comportamento operante foi começado através do comportamento respondente em no inicio de 1930 por Skinner, na universidade de Harvard (estados unidos).

       O comportamento operante caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente que abrange também um leque amplo de atividades humanas, principalmente o comportamento de bebes e crianças que são a própria fórmula do comportamento operante, pois fazem exatamente o que o corpo pede e repetem o que os adultos fazem.

.

Justificativa

       

      Entendemos que o comportamento é a introdução entre indivíduo e ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. A psicologia estuda o comportamento humano e tudo que o organismo faz. Com a psicologia podemos entender o que passa na cabeça da criança, enquanto ensinamos.

       Ela nos fornece várias teorias que nos ajudam a entender o processo de desenvolvimento comportamental da criança entre eles o behaviorismo, atualmente não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito mais como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer está inserido ou seja indivíduo – resposta e o ambiente – estímulos. No período entre 3 e 4 anos a criança começa uma fase de enfrentamento com os pais. É o momento de começar o processo de disciplinar. Já que os pais são o super ego das crianças.

      Acreditamos que o comportamento da criança se entende se desenvolve positivamente através dos vínculos familiares quando existir uma estrutura familiar sólida que contribua para o desenvolvimento cognitivo e lúdico da criança. Por outro lado, não se pode perder  de vista que entre 3 e 4 anos a criança ainda assimilando o que são regras sociais e limites, como também não tem controle sobre suas emoções mais fortes.

      É neste momento que a criança começa a se descobrir, fazer birras, jogar copos e pratos, escolher a roupa que quer vestir. Eles querem o seu espaço e o seu universo fica maior, elas se transformam por tudo isso se torna fundamental a atenção dos pais neste período porque eles fazem de tudo para chamar a atenção as vezes acordam chorando no meio da noite reclamando de dor, principalmente dor de cabeça.

      Os pais devem ficar sempre atentos e levar tudo isso que a criança diz a sério pois ela esta desenvolvendo sua capacidade de imaginação. Se a pessoa que for responsável por esta criança começar a falar de coisas do tipo olha o bicho papão vai te pegar, elas vão ter medo do escuro e podem crescer com problemas, afinal elas estão descobrindo a si mesmas e ao mundo.

      Por isso devemos ter muito cuidado com nossas crianças, para que elas não se tornem adultos problemáticos.  

Artigos: Entendendo o comportamento da criança de 3 a 4 anos através da psicologia.

      Em meio a tanta violência no mundo, uma das grandes preocupações paternas e dos professores em escola se dá quando a criança começa a manifestar comportamento agressivo.

Nós adultos e crianças ao sentirmos raiva em alguma situação sabemos que é um sentimento honesto e normal. Porém, a criança entre 3 e 4 anos, não sabe lidar com emoções mais fortes e significativa. Esta criança está assimilando o que sejam regras sociais, limites e, ela expressa o que á incomoda de modo nem sempre bem visto pela sociedade.

      Da mesma forma que se elogia uma criança em um ato positivo é necessário que repreenda num ato negativo, com essa atitude ela aprenderá a diferenciar o comportamento positivo do negativo. É certo que ela não aceitará a imposição dos limites sem resistência e repetirá o comportamento não aceitável para testar a paciência e a persistência do professor.

       Por isso, ela presta muito atenção no comportamento das pessoas que lhe são mais próximas, e percebe que se há consistência e coerência nos limites impostos. O que essa criança traz para dentro da sala é sempre a atitude e o comportamento onde é criada. Se ela não sentir confiança e segurança onde vive, trará para dentro da sala de aula um comportamento confuso, desequilibrado emocionalmente, não saberá como agir e o que se espera dela. Quando essa criança manifestar atitudes agressivas, o professor deve usar palavras claras de fácil entendimento sem grande argumentação. Pois depois de algum tempo a criança se desliga do fato vivido. O professor pode ajudar essa criança conversando com seus pais, informando o fato ocorrido. A agressividade na criança muito nova é uma forma de expressar que algo não está bem com ela, e as pessoas ao seu redor devem ficar atentas para o que está ocorrendo de diferente e que não está sendo aceito. Se não for um caso grave com o tempo esse comportamento irá se desaparecendo. O professor terá que ter paciência e perseverança junto com seus responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com