TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal tarefa do módulo científico na educação básica

Trabalho acadêmico: A principal tarefa do módulo científico na educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

1. Descreva os objetivos do módulo Ciências na Educação Básica.

O objetivo primordial do módulo de Ciências na Educação Básica é proporcionar respostas aos questionamentos dos alunos; Demonstrar a interferência humana e as modificações causadas no ambiente; Conhecer os recursos naturais e o que representam para os seres vivos... Enfim, colaborar para a compreensão do aluno sobre o mundo e suas transformações, sempre considerando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo.

2. Explique porque ensinar ciências no ensino fundamental?

No Ensino Fundamental o aluno tem o primeiro contato com princípios básicos de todas essas ciências: das geociências, ao trabalhar o solo, o planeta; da física e da astronomia, ao estudar a luz do Sol, que faz com que enxergue o mundo; da química, ao conhecer o que são as substâncias e misturas; da Biologia ao conhecer e identificar os seres vivos. Portanto, no Ensino Fundamental, o objetivo primordial é desenvolver habilidades para a criança descobrir o mundo ao seu redor e perceber que faz parte dele, utilizando para isso os conceitos dessas áreas do conhecimento.

3. Explique e caracterize ciências naturais?

Ciências Naturais é o termo usado para designar os diversos ramos da Ciência voltados para o estudo dos fenômenos que ocorrem na natureza. Portanto, engloba diferentes áreas do conhecimento científico: Física, Química, Biologia e áreas afins, tais como a Astronomia, e suas tecnologias tais como satélites artificiais, tratamento da água, cultivo de plantas para o consumo humano, vacinas etc.

4. Descreva o que é ciências naturais?

É a ciência que tem como objetivo o estudo da natureza, os aspectos físicos humanos e não humanos do mundo. O termo ciências naturais também é utilizado para diferenciar a ciência como disciplinas que segue o método científico e ciência como campo de conhecimento geral. Nas Ciências naturais, são abordados os temas: Biologia; Botânica; Zoologia; Física; Química; Geologia.

5. Como é formado o sistema solar?

No Universo, o conjunto formado pelo Sol e os corpos celestes, seus satélites, asteróides e cometas que giram ao seu redor formam o SISTEMA SOLAR.

6. Diferencie o movimento de rotação e translação.

Rotação é o movimento que a Terra faz ao redor de si mesma, com duração de 1 (um) dia, mais precisamente 365 dias e 6 horas, ocasionando as sucessões do dia e da noite. No sentido Oeste para Leste.

Translação é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de 1(um ano), ocasionando o surgimento das Estações do Ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

7. Descreva as principais características da formação da Terra.

A Terra compreende regiões com características diferentes. São elas: atmosfera hidrosfera, biosfera e litosfera:

Atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e a acompanha em todos os seus movimentos.

Hidrosfera é a parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com