TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Atividade Individual

Agosto/2018

[pic 4]


Elaborado por: Silvia de Almeida e Souza

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: ONL017DH-ZOGEBS08T1

Tópicos desenvolvidos

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade e
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

A ética empresarial trata-se do comportamento e dos valores de uma empresa e seus princípios morais dentro da sociedade. Toda empresa que deseja crescer dentro da sua área de negócio, independente do seu porte, deve ter a ética empresarial como fator crucial. Toda empresa deve possuir também como premissa a responsabilidade social que trata-se do compromisso empresarial para o desenvolvimento da sociedade expresso por suas atitudes e valores.

Considerando as definições apresentadas este relatório possui como principal objetivo expor idéias que auxiliem a empresa de telecomunicaçoes VBN na adoção de boas práticas relativas a Ética, responsabilidade social e governança visando melhorar a relação com seus clientes e a opinião pública em geral e reduzir abusos contra a coletividade e o indivíduo.

Iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade e
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Desenvolvimento

Segundo Ashley (2002), parece lícito afirmar que hoje em dia as organizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais mais também as suas responsabilidades éticas, morais e sociais.

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade

As empresas, principais interessadas em ter seu comportamento pautado pela honestidade, ética, lisura e integridade nas relações com seus empregados, clientes, fornecedores, concorrentes e com o próprio governo, devem empreender esforços e investir para evitar que seus quadros se exponham a situações de risco.

A integridade é muito importante no âmbito profissional pois um trabalhador íntegro se comporta de acordo com as regras da ética e da moral o que se torna muito importante para a empresa.

Cabe as empresas desenvolver programas de desenvolvimento humano mostrando que a participação cooperativa e a busca pela excelência vale mais do que a geração de lucro. A integridade prevalece por longo períodos quando associada a competência e ao comprometimento dos seus funcionários. Por isso deve-se promover e desenvolver o comportamento ético dos profissionais agregando valor a empresa.

Muitas empresas hoje adotam programas de integridade buscando prevenir, detectar e remediar atos lesivos. Para assegurar que este programa de integridade terá sucesso, cinco pontos devem estar solidificados. Sao eles:

  • Comprometimento e apoio da alta gerencial para fomentar a cultura ética e de respeito as leis;
  • Instância responsável pelo Programa de Integridade dotada de autonomia, independência, imparcialidade, recursos materiais, humanos e financeiros para o pleno funcionamento podendo acessar o alto escalão da empresa quando necessário;
  • Conhecer a sua estrutura organizacional e parceiros bem como os riscos pra comprometimento de atos lesivos;
  • Elaborar ou atualizar o código de ética ou de conduta e as regras, políticas e procedimentos de prevenção de irregularidades possuir comunicação clara e efetiva e treinamento para os demais setores da empresa e
  • Realizar o correto monitoramento para verificar a aplicabilidade do programa dentro da empresa e estabelecer indicadores de performance.

Obviamente, cabe à empresa educar e instruir os empregados, com a demonstração dos comportamentos esperados nas situações de risco e a apresentação clara das consequências de uma decisão errada para a empresa e para as pessoas envolvidas. 

  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos

A resistências às mudanças é o principal obstáculo apresentado em uma cultura organizacional. As pessoas tendem a resistir as mudanças por acharem que irão ser prejudicadas de alguma forma. O medo e a incerteza gerada no psicológico dos integrantes também atenuam a resistência as mudanças mesmo quando estas podem vir a trazer benefícios.

Cabe a empresa, através de seus líderes, verificar os pontos negativos da mudança que estão gerando resistência e tentar mitigá-los.

Outra alternativa para transpor tais obstáculos é criar uma cultura de organização do aprendizado onde as pessoas estejam na vanguarda de conhecimentos sobre os negócios, ambiente e gerenciamento. Torna-se importante deixar de lado procedimentos rígidos, hábitos corporativos que já se tornam engessados perante o mundo atual. A valorização de seus empregados, a colaboração entre os indivíduos, o compartilhamento de informaçoes e o reconhecimento dos resultados obtidos diante de todo o processo transitório são muito importantes para a quebra de barreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (347.6 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com