TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDANDO SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Por:   •  7/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 5

Este projeto tem como finalidade mostrar a importância de se utilizar a água no nosso dia a dia reconhecendo a importância e o valor que a mesma tem e faz não só na vida de nós seres humanos, mas na vida de todos os seres do planeta atentando o uso adequado e racional aos educandos que estão iniciando a sua vida no meio escolar educacional direcionado para a educação infantil É partindo desse viés que procuramos entender quais as possibilidades dessas metodologias de serem trabalhadas de forma interdisciplinar nas turmas de educação infantil, e para entender essas práticas buscaremos subsídios nos discursos de alguns estudiosos que tratam desse assunto. É essencial que a Educação Ambiental esteja presente nas discussões sobre a água no ambiente escolar, para que os alunos e docentes adquiram uma nova “mentalidade ecológica”, como afirma Carvalho (2008)

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 REFERENCIAL TEÓRICO

Tomando como base a infância dentro da construção social diretamente voltado para educação infantil dentro do processo histórico da educação nos reportamos aos paradigmas da educação ambiental voltado ao desperdício da água. Investigação sobre a temática em questão relacionada à educação infantil, partindo desse viés de estudo é que iremos levantar discursos teóricos sobre “O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.” (PCN’s2.001) veja que diz o autor a segui:

A organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento. (RCNEI, 1998, p. 29).

Tratando desse discurso em relação à educação ambiental referente à ideia de aprendizagem e ensinamento das crianças da educação infantil, leva muito em conta o espaço educativo a valorização do ambiente em conexões com outros espaços que serve de objeto de estudo, e também a participação referente ao agir da criança que esta ligada a ideia de incluir opiniões e decisões da criança ou qualquer ser humano, pois:

Para a faixa etária seguinte, sendo a mesma de quatro a cinco anos, o documento estabelece a organização de blocos para abordar as principais dimensões que se propõe a esse eixo de Natureza e Sociedade, no entanto, se torna importante destacar que a direção de blocos está associada somente em uma organização e não, fragmentação de conteúdo. Assim sendo, são nomeados como: “Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar”; “Os lugares e suas paisagens”; “Objetos e processos de transformação”; “Os seres vivos” e “Fenômenos da Natureza” (BRASIL, 1998).

2. TEMA: ABORDANDO SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Justificativa

Tratando das dificuldades encontradas em nosso cotidiano a respeito do desperdício de água e reconhecendo que a água é necessária em nossas vidas. Partindo desse pressuposto, atentamos como é de suma importância de trabalhar com o assunto em questão no inicio da vida escolar, já que a Educação ambiental faz parte da grade curricular, e com isso desde cedo as crianças do pré-escolar passam a ter conscientização o quanto é importante a preservação do meio ambiente, para as vidas futura.

Objetivo Geral:

Perceber a importância da água para a vida e suas inúmeras utilidades, e funções que ajudam os seres vivos a ter uma perspectiva de vida melhor.

Objetivos Específicos:

 Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento, que ajude a valorizar a água.

 Colaborar para a preservação da água no meio ambiente.

 Conhecer a realidade da escola para busca coletiva de soluções. (desperdício ou economia torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.).

Metodologia

Conversa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com