TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  15/4/2017  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

26ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO - GERED

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC/2016

COORDENADORA:  ANGELITA TERESINHA COELHO

ORIENTADORA DE ESTUDOS: LUCILENE APARECIDA STEFENON PERIN

1. Dados Gerais:

a) Município: Otacílio Costa

b) Nome da Escola: EEB Elza Deeke

c) Nome do Professor /Alfabetizador: Casiana Macedo

d) Turma: Coordenadora

e) Nº de Alunos: [pic 2]

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

(RESUMO)

Pensar, elaborar e aplicar atividades requer do professor dedicação e comprometimento, porém apontar se essa ou aquela criança aprendeu e a isso atribuir um valor quantitativo é uma das tarefas mais difíceis, segundo a fala de muitos professores.

O texto propõe uma reflexão, sem destacar formas e modelos ou propor “receitas” de avaliação, o que o torna bastante interessante e valioso. Ao contrário disso, destaca a importância do professor ter objetivos claros e do trabalho interdisciplinar. Sugere recursos para compor tabelas avaliativas, como os Direitos de Aprendizagem (português e matemática) e a escala Lilkert.

Ao exemplificar a avaliação através do projeto da professora Sabrina, deixa claro como uma mesma atividade traz a contribuição das diferentes disciplinas do currículo escolar e como isso enriquece o processo avaliativo, posto que o trabalho interdisciplinar traz inúmeros elementos que permitem verificar conhecimentos produzidos e adquiridos pelas crianças.

Ao longo do texto, de  modo especial, no projeto da professora Sabrina, fica evidente a intencionalidade do professor ao pensar numa atividade para turma. Tendo clara suas intenções e objetivos, o professor tem condições de construir com mais facilidade instrumentos de registros que lhe darão subsídios para ter um panorama do desenvolvimento de cada criança, nas diversas áreas do conhecimento.

Sabendo como está o desenvolvimento de seus alunos, o professor rompe com a avalição que se concentra no campo na mensuração. Assim, se aproxima daquilo que deve ser o objetivo principal da avalição: o repensar a prática pedagógica, construindo e reconstruindo ações didáticas que sejam realmente facilitadoras da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com