TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Língua Portuguesa na Educação

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 6

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Avaliação a Distância 1 – AGOSTO/2016

Disciplina: Língua Portuguesa 2

Coordenadora: Cláudia Andrade

Questão 1 (4 pontos)

Na unidade 1 de nossa coletânea temos a análise feita por Pivovar sobre a estratégia usual nas aulas de leitura:

Em nossa disciplina discutiremos a produtividade das aulas de Língua Portuguesa, aprofundando conceitos importantes, criticando modelos estéreis de aula. Explique, com suas palavras, as críticas feitas na unidade 1 ao modelo de aula exposto por Pivovar. – 2 pontos

Resposta: Na unidade 1, Pivovar expoe alguns fatores que estão associados à baixa capacidade de leitura dos alunos das escolas brasileiras. Segundo ele, o erro estaria centrado no método tradicionalmente utilizado pelas escolas para trabalhar as aulas de leitura, que seria de maneira fragmentada e descontextualizada. O fato de pegar um texto solto, distribuir para os alunos e pedir para que leiam, sem que tenha havido uma contextualização prévia, sem ter trabalhado o conceito, ficará difícil para os alunos dialogar com o que estão trabalhando. Eles irão conseguir fazer apenas uma leitura superficial, mas dificilmente conseguirão desenvolver o pensamento crítico.

Para Bakhtin(como exposto na aula 5 de nossa coletânea) o signo tem natureza ideológica. Complemente a crítica feita ao modelo de aula apresentado por Pivovar, explicitando como a ideia de signo ideológico pode interferir nas propostas de trabalho com a língua. – 2 pontos

Resposta: O trabalho com a ideia de signo ideológico, muda todo o o foco de ensino da língua, que no primeiro momento criticada por Pivovar, aborda em textos a leitura de maneira muito superficial e fragmentada. Na perspectiva Bakhtiniana buscamos aprofundar o nível de leitura, a capacidade reflexiva e a capacidade dialógica do aluno. Primeiramente precisamos pensar que a palavra só se mantém de forma neutra no dicionário, a partir do momento que a palavra passa a fazer parte de um conceito, ela carrega uma carga ideológica, elas acabam por expressar mais do que o seu conceito singular. Os enunciados tem como objetivo a comunicação entre os sujeitos, o enunciador irá expressar suas intenções, emoções e sentimentos através de signos ideológicos.

Ao trabalharrmos o conseito de signo ideológico o eixo da aula sai do foco que aborda uma leitura neutra e atividades que contemplam nada a mais que a capacidade dos alunos estruturarem resposta dentro do padrão esperado para uma aula que explora os sentidos, os contextos, as intenções. Desta maneira estaremos ampliando a visão do aluno e desenvolvendo nele o “pensamento crítico”. Quanto ao foco da abordagem de exercícios e testes, tem que está centrada no enunciado, o aluno precisa ser conduzido em seu processo criativo e dialógico, e tem que ser levado em consideração aquilo que ele quis dizer e/ou respoder.

Questão 2 (2 pontos)

“ É importante termos sempre claro que a efetivação da comunicação só ocorre na medida em que há entendimento do que se diz. Portanto, o fato de emitirmos uma mensagem não garante, por si só, que estamos nos comunicando. Isso só ocorrerá, de fato, se o interlocutor a quem nos dirigimos for capaz de compreender o que estamos dizendo – ou escrevendo”(Aula 6, volume 1) .

Com base no que estudamos nas aulas 6 e 7 de nossa coletânea, analise a tirinha abaixo, definindo que elemento(s) da comunicação pode(m) ter contribuído para a diferença de atribuição de sentidos presente na tira. – 2 pontos

Resposta: O elemento da comunicação que provocou a diferença de atribuição de sentido, foi o contexto (referencial).

Na primeira tira, a professora emite uma pergunta que está no contexto da aula e faz referência ao conteúdo expecífico daquela aula que ela acabou de explicar. Na ultma tirinha, Manolito responde que ele não entendeu nada desde março até “agora” o momento da enunciação. Fica evidente na resposta de Manolito que ele fez referência a todos os conteúdos de todas as aulas de março até agora.

Questão 3 (4 pontos)

Na unidade 1 temos a seguinte pergunta: “Como transformar o espaço da leitura no espaço de leitura de mundo na escola?”.

Compartilhe conosco sua visão sobre uma aula de leitura cujo principal objetivo seja transformar o espaço de leitura da escola na direção do que Paulo Freire nos diz. Escreva sua proposta de aula, determinando o texto a ser analisado, seu contexto de produção (fonte do texto e objetivos), e as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com