TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 2 Lingua Portuguesa na Educação 1

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 4

AD2 de Língua Portuguesa na Educação 1

Planejar significa criar um plano para otimizar o alcance de um objetivo. O plano de aula feito pelo professor, tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino. É dessa maneira que o professor planeja as atividades que serão realizadas em sala de aula e determina quais os objetivos pretendidos para cada atividade. Para montar um plano de aula, o professor deve ir ao encontro do interesse de seus alunos. Sem essa organização, os objetivos de aprendizagem perdem o sentido. Sendo assim, um plano de aula deve conter as decisões pedagógicas do professor a respeito do que ensinar, como ensinar e como avaliar o que ensinou.

Para a realização da AD2 dessa disciplina, escolhi avaliar o PLANO DE AULA 01.

No quesito de estrutura física coerente, pude avaliar que o plano de aula 01 tem relação entre seus componentes. Todas as etapas do plano de aula se completam e complementam. Cada etapa seguiu uma sequência lógica, que dava sentido à atividade proposta. Existe uma relação entre as ideias e a prática.

São partes necessárias para a elaboração de um plano de aula: cabeçalho, justificativa, objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação, referências e material de apoio. No plano de aula avaliado, pude perceber que ele não está completo. No cabeçalho temos a informação de qual a disciplina, o tema, o nível da escolaridade (série ou ano), mas não temos a informação da duração da atividade, ou seja, em quanto tempo todas as etapas serão cumpridas, quantas aulas serão precisas para que a atividade seja feita. Não há uma justificativa para a escolha do tema abordado “As letras do alfabeto”. Na parte dos objetivos, que é onde o professor indica o que os alunos irão atingir com a atividade proposta, para que vai servir aquela atividade, penso que poderia ser mais aprofundado, não somente dizer “explorar o alfabeto”, mas talvez complementar com “para que os alunos possam ter maior domínio das letras, e assim conseguir aprimorar sua capacidade oral e escrita, sua comunicação.” O conteúdo é a parte em que o professor explica os meios pelos quais os alunos vão alcançar os objetivos, se vai utilizar jogos, brincadeiras, histórias, livros didáticos. No plano de aula 01 há algumas sugestões como contar uma história e a partir dela, desenvolver a atividade. No quesito metodologia, o professor apresenta a forma como irá trabalhar, o passo a passo de sua atividade, quais recursos irá utilizar para promover o aprendizado em sala de aula e no plano de aula 01 isso está bem explícito, percebe-se que existe um início, meio e fim da atividade: sentar em círculo com os alunos, conversar sobre o alfabeto e depois a execução da atividade. Ao término da atividade, é chegada a hora da avaliação, como o professor vai avaliar se os objetivos foram de fato atingidos e isso pode ser feito por meio de uma prova ou a participação do aluno, trabalhos para casa, qualquer que seja a forma de medir o conhecimento do aluno. No plano de aula 01, o professor escolheu avaliar através do questionário (atividade) realizado em sala de aula. Para o tópico “referências”, o professor deve informar quais foram as fontes de pesquisa que forneceram o conteúdo teórico para fazer seu planejamento e no plano de aula avaliado apenas é informado o nome da história sugerida e seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com