TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Sociologia na Educação 2014.1 CEDERJ

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2014.1

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO                

Coordenador (a): ROGERIO MENDES DE LIMA

Aluno (a):

Matrícula:

Polo:                                

Prezados Estudantes, Considerando as leituras realizadas, os materiais disponibilizados na sala de aula virtual e as orientações discutidas com seus tutores, realize as atividades propostas abaixo:

Parte I: Atividades de compreensão e reflexão sobre os conteúdos.

  1. Sobre Émile Durkheim:

  1. Qual concepção de sociedade emerge da obra de Durkheim? (1,0)

R: Para Durkheim a consciência coletiva envolve completamente a consciência individual, já que na sua concepção, Sociedade deriva da aceitação de um conjunto de crenças, tradições, regras e normas coletivas que orientam as ações dos indivíduos. Durkheim dividia a Sociedade de duas maneiras:

Solidariedade mecânica em que as pessoas se uniam por uma gama de sentimentos comuns, pela similitude de identidade e;

Solidariedade orgânica em que as pessoas se uniam não pela identidade, mas sim pela diferença em suas crenças e ações, pela interdependência das funções sociais, isto é, pela necessidade que uma pessoa tem da outra em função da divisão de trabalho existente.

  1. De que modo ela colabora para a compreensão das relações sociais na sociedade contemporânea? (1,0)

R: O modelo de sociedade que vivemos atualmente nos impõe um conjunto de regras e normas de convivência, existe ainda uma consciência coletiva, nos aproximamos por questões de identidade existe a interdependência em relação à divisão de trabalho. Nossa concepção de sociedade contemporânea nos remete ao modelo de Durkheim, e nos aprofundando em seu estudo, nos ajuda a compreender as relações sociais atuais.

  1. Qual o objeto de estudo da Sociologia? Como ele se caracteriza? (0,5)

R: O objeto de estudo da Sociologia é o fato social. Ele caracteriza-se por:

Coercibilidade – força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a se conformarem com aquilo;

Exterioridade – por ser exterior ao indivíduo, ele aprende e se submete às regras encontradas na sociedade;

Generalidade – algo que se repete em quase todos, manifestação coletiva de uma dada sociedade. Está nas partes porque está no todo (consciência coletiva).

  1. Por que para Durkheim, a Educação é um fato social? (0,5)

R: A educação é considerada um fato social por se impor coercitivamente, como uma norma ou uma lei que está acima da vontade individual e é algo imposto para toda sociedade.

  1. Sobre Karl Marx
  1. Qual a relação de trabalho fundamental da sociedade capitalista? (1,0)

R: Venda da força de trabalho, ou seja, trabalho assalariado em que os meios de produção são fornecidos pelos proprietários das fábricas e indústrias.

  1. Qual a concepção de sociedade, Karl Marx apresenta sobre a sociedade capitalista? (1,0)

R: Marx trabalha com a ideia de coletividade, uma sociedade sem classes com um Estado eu representaria as necessidades de todos, porém o que acontece na Sociedade Capitalista é justamente o contrário. Marx verificou que os bens materiais eram supervalorizados em detrimento do bem estar coletivo, assim nasceu a teoria da mais valia, que só era possível pelo fato do trabalhador ser alienado, não ter consciência do produto final que era produzido por ele.

Parte II: Atividades de análise da realidade social.  (ela pode ser feita em atividade conjunta com seus colegas do polo sob a orientação do tutor presencial).

  1. Qual a principal atividade econômica de sua cidade? (0,5)

R: Comércio e turismo.

  1. Considerando as relações de trabalho predominantes em sua cidade, você a classificaria como uma cidade operária? Por quê? (0,5)

R: Sim. Pois desde sua fundação, a cidade foi local escolhido para ser sede de inúmeras fábricas de grandes e pequenos portes, de vários segmentos, principalmente na área têxtil, o que a levou ao patamar de polo de comércio de roupas do estado.

  1. Aponte semelhanças e diferenças entre sua cidade e Sabaúna, cidade analisada no vídeo sobre Karl Marx. (1,0)

R: Sabaúna é um pequeno distrito de Mogi das Cruzes, cidade do interior do estado de São Paulo que, segundo pesquisas atualizadas, possui pouco menos de 15 mil habitantes, grande qualidade de vida por ter pouco tráfego de veículos, muita área verde (protegida por órgãos competentes), muitas fazendas e uma grande fábrica de componentes elétrico que emprega a maioria de seus moradores, o que a eleva ao status de cidade operária. Luta para se tornar um polo turístico na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (424.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com