TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Artes

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 3

UERJ

DISCIPLINA ARTES NA EDUCAÇÃO

Nome Pólo

Questão única:

Releia as aulas 11 a 20 dos cadernos didáticos, voltadas para o teatro na escola. A partir do que foi tratado, elabore você mesmo uma atividade cênica para uma turma de alunos (determine você para que ano do ensino fundamental). Você pode se inspirar nas atividades exemplificadas ao longo destas aulas. Estruture a sua atividade: ela deve conter as etapas sugeridas na aula 15 (integração do grupo – estímulo cênico – composição cênica – avaliação). Descreva aqui a atividade, em cada uma de suas etapas.

Inicialmente considero importante mencionar que a atividade cênica elaborada por mim é destinada ao 4º ano do ensino fundamental.

Importante destacar que a integração do grupo tem como objetivo promover a interação entre as pessoas do grupo, bem como a capacidade de jogo dos alunos, estimulando neles uma atitude mais aberta e receptiva diante da ação lúdica. Diante disso, a atividade que eu escolhi para a integração do grupo consiste na brincadeira com a bola, ou seja, os alunos ficarão de pé (em círculo). O professor começará a brincadeira lançando a bola para o aluno. Ao lançar a bola, o professor dirá o seu nome e, em seguida, o que ele mais gosta de fazer, bem como falará o nome do aluno que irá receber a bola. Então, o aluno receberá a bola e, ao lançá-la, novamente, dirá o seu nome e, em seguida, o que ele mais gosta de fazer, bem como falará o nome do colega que irá receber a bola. E a atividade continuará até todos os alunos terem participado da brincadeira.

Na segunda etapa, será introduzido um estímulo cênico, ou seja, aquilo que incita a ação cênica. O estímulo cênico serve para desencadear o processo criativo dos alunos. A atividade que eu escolhi para o estímulo cênico consiste na descrição do meu fim de semana no sítio, ou seja, conversarei com os alunos sobre o jardim que eu reguei, a lâmpada queimada que eu precisei trocar, a casa que eu varri, bem como sobre andar de bicicleta e andar a cavalo.

Na terceira etapa, será realizada a composição cênica, ou seja, vou dividir a turma em dois grupos e irei pedir a um grupo para improvisar, isto é, recriar (encenar) as ações que foram descritas nos estímulo cênico, ou seja, as atividades que eu realizei durante o meu fim de semana no sítio. Enquanto um grupo recria, o outro irá assistir. Depois, o grupo que assistiu vai recriar e o outro grupo vai assistir. Durante a composição cênica a improvisação é livre, os alunos poderão utilizar a linguagem verbal, sons, objetos etc.

Por último, será realizada a avaliação. É fundamental o diálogo entre professor e alunos. O professor vai perguntar a eles como se sentiram? O que gostaram? O que não gostaram? Se eles acharam difícil ou fácil recriar (encenar)? O que poderia ter sido feito para a cena ficar mais interessante? O corpo foi utilizado para mostrar a ação cênica ou a cena ficou restrita à informação verbal dos acontecimentos? Essas são algumas perguntas que podem ser feitas pelo professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com