TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADE - PORTFÓLIO NADIA

Por:   •  4/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo C – Fase I/2018

Adaptação de atividade

Nome: Nadia de Jesus Gomes

RU: 1340619

Polo: Rio Negro

Ano/Série e idade do aluno: 6° Ano – 11 anos

Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:

O aluno em questão está matriculado em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, com 11 anos de idade. O aluno citado apresenta dificuldade de aprendizagem, incluindo dificuldade de leitura, linguagem falada, escrita e capacidade de raciocínio. A hiperatividade e a desatenção também estão associadas no cotidiano do aluno. A coordenação, o comportamento e as interações com outras pessoas também é algo presente no comportamento do aluno.

Alunos com deficiência de aprendizado podem ter inteligência média ou muitas vezes até acima da média. Contudo, podem ter dificuldades no ambiente da sala de aula se não houver apoio por parte do professor regente da turma e ajustes adequados em atividades a serem realizadas com os mesmos, a partir disso, percebe-se a importância da adaptação de atividades em sala de aula.

Atividade escolhida:

(     ) Atividade 1

( X ) Atividade 2

(     ) Atividade 3

Proposta de adaptação da atividade:

Sabe-se o quanto é importante a adaptação de atividades para alunos que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade de aprendizagem, pois faz com que os envolvidos sintam vontade em realizar as atividades propostas, e acaba fazendo com que o aluno compreenda como se realiza e a importância da atividade.

A atividade escolhida para adaptação foi a de número 2, uma atividade da disciplina de Matemática. A atividade envolve Múltiplos e Divisores, a proposta da atividade é encontrar os Múltiplos entre alguns valores dispostos em alternativas, e também encontrar os Divisores de alguns números propostos pelo exercício.

Para a adaptação da atividade, realizou um bingo com Múltiplos e Divisores, onde os resultados das questões propostas na atividade estavam escritos em cartelas, então, o professor sorteava alguns números, e o aluno deveria encontrar os Múltiplos na cartela. O mesmo procedimento se deu com a atividade com divisores, o professor sorteava alguns números e o aluno deveria encontrar o resultado.

Objetivos da adaptação:

  • Compreender Múltiplos e Divisores;
  • Facilitar o entendimento do conteúdo para alunos com dificuldades;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;

Resultados esperados:

Com a atividade adaptada esperava-se que o aluno em questão compreendesse o conteúdo proposto, facilitando o entendimento e fazendo com que desenvolvesse o raciocínio. Percebeu-se que os objetivos foram alcançados, pois houve grande interesse do aluno na realização da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com