TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRÍTICA DE TRÊS AULAS DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP)

Por:   •  6/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 4: ANÁLISE CRÍTICA DE TRÊS AULAS DO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP).

Aula 1

Tema/Conteúdo: A Física nossa de cada dia

Data: 09/02/2021

Horário: 30h10m

Duração: 27m27s

Turmas: 1º ano do Ensino Médio.

Professor: Gilberto Dias da Silva

Moderador: Fábio de Paiva

Aula 2

Tema/Conteúdo: Física do meio ambiente

Data: 05/05/2021

Horário: 08h00m

Duração: 26m52s

Turmas: 1º ano do Ensino Médio.

Professor: Gilberto Dias da Silva

Moderador: Fábio de Paiva

Aula 3

Tema/Conteúdo: Leis de Newton: o retorno

Data: 01/06/2021

Horário: 16h00m

Duração: 27m27s

Turmas: 1º ano do Ensino Médio.

Professor: Gilberto Dias da Silva

Moderador: Fábio de Paiva

Análise crítica das aulas do CMSP

As aula do CMSP são elaboradas para que possam ser assistidas por alunos de todo o Brasil, haja visto que seu conteúdo no canal é aberto a todos. O conteúdo é dinâmico, numa tentativa de estimular os estudantes a participarem da aula.

As aulas são interativas onde os alunos e professores podem participar online por meio do chat, enviando perguntas, dúvidas e respostas à problemática apresentada no dia.

Percebemos que a figura do professor, em específico o professor Gilberto, traz um personagem descontraído, que ensina passos de danças e brincadeiras como músicas para decorar fórmulas, entre outras.

O moderador tem a função de fazer um elo entre os alunos e professores participantes da aula e o docente no estúdio, bem como auxiliar na dinâmica da aula para que não se perca o objetivo proposto.

A primeira vídeo aula foi escolhida por ter sido gravada fora do estúdio, uma aula externa gravada no Museu Catavento em São Paulo, contando com a participação especial do Educador Gabriel Gianini Furriel, que trabalha no Museu.

Durante a aula foram apresentados e explicados vários experimentos, entre eles a cadeira que explica a variação da velocidade de rotação, o trenzinho que demonstra a Lei da Inércia, uma das três leis de Newton e os três experimentos que exemplificam a força centrífuga e a força centrípeta, entre outros.

A aula foi muito interessante pois pode mostrar exemplos reais e experimentos visíveis de leis e atividades da Física, podendo assim propiciar uma vivência que talvez muitos alunos não poderiam ter durante a vida que seria a visita ao Museu Catavento, porém esta aula foi mais expositiva, não havendo a participação dos alunos.

As aulas dois e três nos trazem o formato de estúdio, onde a interação com os alunos é feita pelo estereótipo criado pelos professores, que ensinam passinhos de dança durante a aula, interagem com os alunos, brincam com os participantes e também entre si.

Na aula dois, observamos a física no meio ambiente, falando do efeito estufa e do aquecimento global, neste sentindo os professores elencam questões para que os participantes possam responder e interagir durante a aula.

Nesta aula, o professor moderado Fábio, que também é professore de física, nos apresenta um experimento que apresenta variações de temperaturas, exemplificando o efeito estufa.

Já na terceira aula não houve experimento, mas conteúdos explicativos, resolução de exercícios e dúvidas dos alunos sendo respondidas. Talvez por ser uma aula de revisão, na qual os alunos já conheciam o assunto, houve maior participação quanto o conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com